in

Nova Odessa fica fora, outra vez, do ‘Município VerdeAzul`

Paraíso do Verde ficou apenas na 21ª posição no grupo das cidades com população entre 50 mil e 100 mil moradores e não conseguiu, de novo, o certificado emitido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente

nova-odessa-fica-fora-outra-vez-do-municipio-verdeazul-jno

Da Redação
redacao@jno.com.br

O prefeito Cláudio José SchNova Odessa ficou de fora, pela segunda edição consecutiva, da lista de cidades que conseguiram o certificado “Município VerdeAzul”, concedido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. Com nota 66, o “Paraíso do Verde” ficou apenas na 21ª posição no grupo de municípios com população entre 50 mil e 100 mil moradores. A última vez que Nova Odessa foi contemplada com o certificado foi em 2020, no último ano da gestão do ex-prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza.
Ao todo, a cidade soma seis certificações: 2014,2015, 2016, 2018, 2019 e 2020. Em 2021, primeiro ano do governo do prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, Nova Odessa viu sua nota despencar dentro do ranking estadual, registrando o segundo pior desempenho, na ocasião, entre os 20 municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas).
Para participar do Programa Município VerdeAzul, as prefeituras colocam em prática 85 tarefas, divididas em dez diretrizes da agenda ambiental local, coordenada por um interlocutor. Para incentivar a prática destas atividades, o programa atribui notas de zero a 100 ao resultado das ações realizadas no município durante um ano. Para a pontuação, são levadas em consideração dez diretivas, nas quais se avaliam ações nas áreas de esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
Ao longo deste ano, porém, a Secretaria de Meio Ambiente se viu envolvida em diversas polêmicas em razão do corte de árvores em várias regiões da cidade. Há duas semanas, a secretária Aryhane Massita deixou o cargo. Questionada sobre o desempenho no programa “Município VerdeAzul”, a prefeitura disse, por meio de nota encaminhada pela assessoria de imprensa, que “segue trabalhando tanto em ações de preservação e recuperação ambiental, bem como na documentação e comprovação destas ações junto à equipe do Programa, visando obter a certificação”.
CERTIFICADOS. A entrega dos certificados foi realizada na última terça-feira, no Palácio dos Bandeirantes, com a presença do governador Tarcísio de Freitas, reconhecendo o comprometimento de 280 cidades com o desenvolvimento sustentável e a gestão ambiental. No ciclo referente aos anos 2022 e 2023, aprimorou sua metodologia, incluindo critérios mais objetivos de avaliação, como passivos ambientais, e retomou seu calendário anual de atividades.