A Prefeitura de Nova Odessa entrou na fase decisiva de elaboração do orçamento municipal para 2026, dentro do processo que integra o Plano Plurianual (PPA 2026-2029), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). A iniciativa busca unir participação popular e preparo técnico para garantir mais transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos.
Um dos destaques desse processo são as audiências públicas do PPA, que definem as prioridades de investimento da cidade para os próximos quatro anos. Após a primeira reunião realizada no dia 16 de julho, na Câmara Municipal, a segunda acontece no próximo dia 20 de agosto, às 18h, no Oratório Canossiano Santa Bakhita (Rua Jequitibás, 22, Jardim Alvorada). Aberto a toda a população, o encontro é uma oportunidade para que os moradores contribuam com sugestões em áreas como saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
Paralelamente, no dia 14 de agosto, a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento promoveu um treinamento técnico sobre a LOA 2026, voltado a gestores municipais. O curso foi ministrado por especialistas em gestão pública e também contou com a presença de representantes de outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Impacto direto no dia a dia
Segundo o secretário municipal de Finanças e Planejamento, Brauner Feliciano, o aprimoramento do planejamento orçamentário reflete diretamente nos serviços oferecidos à população.
— “Organizando melhor os gastos, podemos garantir mais transparência e eficiência no uso dos recursos”, destacou.
Ele reforçou ainda o convite para a audiência pública do PPA:
— “A participação da população é fundamental para construirmos juntos o futuro de Nova Odessa”, finalizou.