Voluntário no projeto, “Cabeção” ensina a arte do jiu-jitsu para crianças e adolescentes

Guarda municipal ainda acredita que o esporte afasta adolescentes das viaturas, adultos das cadeias e idosos dos hospitais

Há um mês, o guarda municipal Rodrigo dos Santos, conhecido como “Cabeção”, ensina crianças e adolescentes das escolas estaduais de Nova Odessa o jiu-jitsu. Voluntário no “Projeto Fênix, Transformando Vidas”, o guarda contou um pouco como tem sido a experiência. “Tem sido motivador, através do jiu-jitsu é possível trabalhar a questão da autoestima, bullying, agressividade, entre outras questões tão presentes nesta idade”, disse Cabeção.

Para o guarda municipal, o projeto vai muito além do âmbito da escola. “O município cuida das crianças até a 4ª série, mas a grande maioria permanece na cidade para sempre. E muitos quando se tornam adolescentes dão trabalho para a polícia, então vejo o “Projeto Fênix” com otimismo, sei que o jiu-jitsu irá transformar a vida de muitas crianças, para melhor”, disse ele.

Cabeção ainda acredita que o esporte afasta adolescentes das viaturas, adultos das cadeias e idosos dos hospitais. “São tantos os benefícios que o esporte traz, que se as pessoas soubessem o colocariam como prioridade”, ponderou o guarda.  Ele ainda elogiou a iniciativa da presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “A iniciativa da primeira-dama é sensacional, ela conseguiu, com a ajuda de voluntários, levar um esporte que é caro, até crianças e adolescentes que, dificilmente, teriam acesso a ele”, considerou o guarda. As aulas são ministradas todos os sábados no Clube da Melhor Idade, das 9h às 10h30.

Rodrigo “Cabeção” é guarda municipal, proprietário e professor da Academia Atos LBJJ, que ensina jiu-jitsu na cidade há mais de 10 anos. Inclusive, são alunos da academia que auxiliam o guarda na ministração das aulas. Todos voluntários. A academia fica na rua Cesarina Constâncio Bordon, 510, no Santa Luiza I, em Nova Odessa. Para mais informações, através do telefone: (19) 98970-0859.

INSCRIÇÃO

Para frequentar a atividade, é preciso ser aluno de uma das seis escolas estaduais de Nova Odessa e se inscrever na própria secretaria da unidade onde estuda.

PROJETO

O “Projeto Fênix, Transformando Vidas” é idealizado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Nova Odessa, Andréa Souza, em parceria com diversas secretarias municipais e a iniciativa privada, totalizando um grupo de aproximadamente 50 voluntários. Inédito no Estado de São Paulo, o projeto consiste em oferecer atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a problemas como depressão, medos, traumas e uso de drogas lícitas e ilícitas, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.

ATIVIDADES

O Projeto conta também conta com oficinas de artesanato, coral, fanfarra, grafite e artes marciais. A iniciativa é resultado de uma parceria com diversas secretarias municipais, empresas e um grupo de 50 voluntários. Consiste em oferecer diversas atividades de esportes, artes, lazer, cultura e saúde mental para prevenção e reabilitação a diversas situações, funcionando como uma rede de apoio, através de diversas ações, aos pais, professores e adolescentes novaodessenses matriculados nas escolas estaduais do município.