Vôlei feminino abre finais dos Jogos Escolares em Nova Odessa

As meninas da categoria sub 12 (até 12 anos) serão as primeiras a entrar em quadra

As primeiras medalhas dos Jogos Escolares 2019 – Fase Escolas Estaduais começam a sair nesta terça-feira (18), em Nova Odessa. Em três decisões do vôlei feminino, a escola Dorti Zambello Calil vai disputar o ouro com as escolas Joaquim Rodrigues Azenha e João Thienne. As finais serão realizadas a partir das 10h, no Ginásio de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa.

As meninas da categoria sub 12 (até 12 anos) serão as primeiras a entrar em quadra. No primeiro jogo das finais, o Dorti enfrenta a escola Joaquim. Na sequência, os times sub 14 e sub 17 da escola do Jardim Bela Vista farão as outras duas finais do dia, contra o Thienne. Antes das partidas decisivas, porém, tem basquete masculino no ginásio do Jardim Santa Rosa. A partir das 7h30, duelam Dorti x Silvânia (escola Silvânia Aparecida Santos), no sub 14; Dorti x Geraldo (Geraldo de Oliveira) e Silvânia x Thienne, no sub 17.

Quarta-feira (19) também tem medalha na Fase Estadual dos Jogos Escolares. No quarto dia de competição, seis escolas entram em quadra para brigar pelo ouro no futsal e no handebol. Às 7h30, valendo ouro no sub 14 do futsal feminino, jogam Thienne e Bassora (Alexandre Bassora). Em seguida, será a vez das meninas do handebol sub 12: Dorti x Joaquim. Outras duas finais no futsal colocarão em quadra as alunas-atletas das escolas Silvânia e Joaquim, no sub 12; e Bassora e Geraldo, no sub 17.

Duas partidas de handebol masculino – sub 12 e sub 14 (Dorti x Joaquim e Dorti x Thienne, respectivamente) – completam a quarta de jogos no município. O secretário de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Levi Tosta, destaca o alto nível dos jogos e projeta finais muito disputadas. “Tenho acompanhado partidas de todas as modalidades e tenho certeza que teremos grandes decisões”, garantiu Tosta.

Para a primeira-dama Andréa Souza, as finais serão momentos de muita emoção. “Os Jogos estão acontecendo de forma muito organizada e, acima de tudo, com respeito e espírito esportivo. Essas finais prometem”, afirmou a idealizadora do Projeto Fênix – Transformando Vidas e uma das responsáveis pela organização do evento.

RESULTADOS

Seis partidas de futsal movimentaram os Jogos nesta segunda-feira (17). No masculino, os times da Alexandre Bassora venceram a escola Dorti nas categorias sub 12 e sub 17. Na sub 14, deu Dorti contra o Bassora. No feminino, as equipes do Dorti foram derrotadas pelo Joaquim, no sub 12; Bassora, sub 14; e Geraldo, no sub 17.

Abertos na última sexta-feira (14), os Jogos Escolares estão sendo realizados graças à parceria do Projeto Fênix, com a Secretaria de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo e a Diretoria Regional de Ensino de Americana, órgão ligado ao Governo do Estado. A competição esportiva interescolas envolve aproximadamente 700 alunos em disputas de vôlei, basquete, handebol e futsal, nas categorias masculino e feminino. Participam os times das escolas Alexandre Bassora, Dorti Zambello Calil, João Thienne, Joaquim Rodrigues Azenha, Geraldo de Oliveira e Silvânia Aparecida Santos. Os Jogos seguem até o próximo dia 26, com organização e arbitragem a cargo de professores da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Turismo.