in

Vôlei Adaptado movimenta ginásios e traz centenas de idosos a Nova Odessa

Município recebeu jogos da ‘9ª Copa Amigos da Melhor Idade’ com atletas de seis cidades

Dois dos ginásios municipais de esportes de Nova Odessa tiveram intensa movimentação no último sábado (23), com a vinda de mais de 200 atletas disputando nova etapa de jogos da ‘9ª Copa de Vôlei Adaptado Amigos da Melhor Idade’. Vieram competidores de seis cidades diferentes, para a rodada de partidas tanto do masculino quanto do feminino. Nova Odessa venceu 4 dos 5 confrontos disputados.

Parte dos jogos ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes ‘Jaime Nércio Duarte’, no Jardim Santa Rosa, onde estiveram competindo as equipes femininas dos municípios de Areiópolis, Itatiba, Itu, Limeira, Nova Odessa e Sorocaba. A equipe novaodessense derrotou Itu, por 2 sets a 1 (parciais de 15/9, 7/15 e 15/12), e perdeu de Sorocaba por 2 a 0 (parciais de 8/15 e 5/15).

O Ginásio Municipal de Esportes ‘Osvaldo Bassi’, no Jardim Santa Luiza, recebeu os times masculinos de Itatiba, Itu, Limeira, Nova Odessa e Sorocaba. A equipe novaodessense foi ganhadora das três partidas disputadas, todas por 2 sets a 0, contra Itatiba, Sorocaba e Itu. “Ainda faltam alguns jogos pra completar a rodada, mas por enquanto lideramos no masculino”, destaca a professora Carine Piveta.

A nova edição da ‘Copinha’ teve início em abril e reúne 17 cidades: Águas de São Pedro, Americana, Areiópolis, Boituva, Campinas, Casa Branca, Cerquilho, Itatiba, Itu, Limeira, Nova Odessa, Paulínia, Rafard, Salto, Santa Bárbara d’Oeste, Sorocaba e Tatuí. Até novembro, o torneio reunirá 600 atletas e as equipes estão divididas em 50 anos (feminino), 58 anos (fem. e masc.) e 69 anos (fem. e masc.).

Sucesso

A Copa é realizada ao longo de oito meses, passando por alguns dos municípios participantes. Em setembro (dia 29) e na final nos dias 10 e 11 de novembro, os jogos acontecem na cidade-sede e organizadora, Águas de São Pedro. O vôlei adaptado recentemente ganhou o nome oficial de “Minobol” e é praticado com sucesso pelos idosos novaodessenses, que têm no currículo diversos títulos.

“Os atletas de Nova Odessa são vencedores, levando o nome da cidade para todo o Estado, seja através da Copinha ou do Jori (Jogos Regionais do Idoso)”, ressalta o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Rodrigues Tosta. “O nosso vôlei adaptado é uma potência, graças a todo o apoio dado pela Prefeitura através do Clube da Melhor Idade, onde eles se preparam e treinam”, completa.

“Além da prática esportiva, que traz ganhos para a saúde física, os idosos socializam através do vôlei adaptado. Ou seja, também ganham na saúde emocional”, acrescenta a primeira-dama de Nova Odessa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “O Clube da Melhor Idade é uma das prioridades da atual Administração e o cuidado com os idosos é integral”, finaliza.

Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, a atualização cadastral do CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.