Viveiro Municipal de Nova Odessa tem mais 80 espécies de árvores para doação

O espaço fica no Recanto Guarapari, bairro rural do município, e mantém mais cinco mil mudas que são distribuídas gratuitamente à população

Com quase uma centena de espécies, o Viveiro Municipal de Nova Odessa é uma boa opção para quem tem interesse em plantar uma árvore em casa, seja no perímetro urbano ou em regiões de chácaras. O espaço fica no Recanto Guarapari, bairro rural do município, e mantém mais cinco mil mudas que são distribuídas gratuitamente à população.

Para pedir uma muda, o interessado precisa comparecer ou entrar em contato por telefone com a Secretaria de Meio Ambiente. O órgão fará uma avaliação da espécie ideal para o local e a finalidade do plantio. “Conversando com o morador, vamos avaliar que árvore atende melhor sua necessidade. Pode ser uma quaresmeira ou um ipê de jardim, por exemplo. Se a pessoa tiver um espaço maior, temos ipês, oitis e diversas espécies que dão bastante sombra”, explica a diretora de Meio Ambiente da Prefeitura, Aryhane Massita

De acordo com a diretora, que é engenheira ambiental, o Viveiro Municipal tem mudas de árvores urbanas, frutíferas e espécies para plantio em APPs (áreas de preservação permanente). “Temos um pouco de tudo, desde árvores pequenas, próprias para quintais pequenos, a mudas nativas, para áreas de reflorestamento”, detalha Aryhane.

O acervo do canteiro novaodessense é composto por mudas compradas pelo município e doadas por pessoas físicas e jurídicas. Em alguns casos, as doações são feitas por empresas que desenvolvem ações ambientais na cidade, como é o caso da rede Supermercados Pague Menos, que incrementou o viveiro com 500 mudas de espécies como figueira, aroeira pimenteira, urucum e goiabeira, na semana passada. Em outras situações, as mudas chegam como compensação de árvores extraídas.

A lei municipal 2.896, em vigor desde outubro de 2014, estabelece critérios para a supressão autorizada. Antes de cortar uma árvore, o morador precisa procurar a Secretaria de Meio Ambiente e formalizar o pedido, por meio de requerimento e apresentação de uma série de documentos. Para cada árvore extraída com a devida autorização, o cidadão precisa plantar ou doar entre uma a 40 novas mudas, conforme a espécie e o número de exemplares removidos da natureza.

“Temos um acervo muito rico em diversidade. Ele está à disposição da população. Nova Odessa é uma das cidades mais arborizadas do país. Precisamos continuar plantando e preservando nossas árvores”, avalia o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros de Souza, o Nenê do Gás.

ONDE PEDIR? A Secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa funciona no CTVP (Centro de Treinamento e Valorização Profissional), que fica na Avenida Doutor Eddy de Freitas Crissiuma, 150, no Jardim Maria Azenha, atrás da Prefeitura. O telefone para contato é 3476-5728 e o e-mail, [email protected].