in

Vigilância Sanitária fiscaliza reabertura parcial de lojas e orienta comerciantes em Nova Odessa

De acordo com a Vigilância Sanitária, parte dos estabelecimentos está abrindo na parte da manhã, mas a maioria está funcionando das 13h às 17h

vigilancia-sanitaria-fiscaliza-reabertura-parcial-de-lojas-e-orienta-comerciantes-em-nova-odessa-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Vigilância Sanitária, realizou nesta terça-feira (2) uma ação de fiscalização e orientação de lojistas sobre a reabertura parcial do comércio no município, autorizada a partir de segunda-feira (1º) por meio do decreto número 4.238/2020. A flexibilização faz parte do ‘Plano São Paulo’, que estabelece regras para retomada econômica no Estado, conforme o grau de transmissão de Covid-19 e a taxa de ocupação de leitos de UTI. Nova Odessa, assim como os outros municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas), está na fase laranja e tem autorização para o funcionamento de lojas, imobiliárias e escritórios por, no máximo quatro horas ininterruptas, desde que atendidas as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde.

Durante a ação, realizada nos principais corredores comerciais da cidade, os fiscais conversaram com proprietários, gerentes e funcionários sobre as medidas que devem ser seguidas para a retomada. Entre elas, a fixação – em local visível para os clientes – do ‘Termo de Responsabilidade’, no qual a empresa se compromete a cumprir as regras estabelecidas no decreto, acompanhamento diário da saúde dos funcionários, controle do fluxo de pessoas com objetivo de evitar aglomerações, exigência do uso da máscara (por trabalhadores e clientes), limpeza constante dos ambientes e disponibilização de álcool gel e termômetro na entrada do estabelecimento para aferição da temperatura dos clientes.

“Nesse primeiro momento, nosso objetivo foi orientar os comerciantes. Percebemos que a maioria está se adequando ao decreto, adotando medidas de controle de acesso, limitação do número de clientes e investindo na aquisição de termômetros”, avaliou a diretora da Vigilância em Saúde, Priscilla Amaral Rangel Belmonte. Segundo ela, os comerciantes foram instruídos a melhorarem a comunicação visual com os clientes. “Além do ‘Termo de Responsabilidade’, os estabelecimentos precisam informar o horário de funcionamento, a capacidade máxima da loja e o uso obrigatório de máscaras”, afirmou Priscilla.

De acordo com a Vigilância Sanitária, parte dos estabelecimentos está abrindo na parte da manhã, mas a maioria está funcionando das 13h às 17h. “Verificamos que o período máximo de funcionamento, de quatro horas seguidas, está sendo respeitado pelos lojistas. Isso é muito importante nesse momento de transição e avaliação”, disse a diretora. O decreto, o ‘Termo de Responsabilidade’ e o formulário de ‘Autodeclaração de Saúde’ estão disponíveis no site oficial da Prefeitura (www.novaodessa.sp.gov.br) e podem ser acessados e baixados pelos comerciantes para uso nos estabelecimentos.

Na ação, que contou com apoio de viaturas da Guarda Civil Municipal, também houve distribuição de máscaras a pedestres. No entanto, segundo a Vigilância, a maioria das pessoas abordadas usava o equipamento de proteção. Também participaram da fiscalização os agentes Andréia Cassimiro, Leôncio Neves e Alcione Rodrigues.