in

Vigilância Sanitária distribui máscaras e orienta passageiros e motoristas sobre uso obrigatório

A medida está prevista no decreto 4.215, publicado na edição eletrônica do ‘Diário Oficial do Município’ de sexta-feira (1º)

Agentes da Vigilância Sanitária e funcionários do Setor de Transporte da Prefeitura de Nova Odessa orientaram passageiros, motoristas de ônibus e profissionais que atuam na Rodoviária sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial no transporte público municipal. A ação ocorreu nesta segunda-feira (4), quando entrou em vigor a determinação, que também é válida para o transporte individual de passageiros por táxi e aplicativo. A medida está prevista no decreto 4.215, publicado na edição eletrônica do ‘Diário Oficial do Município’ de sexta-feira (1º).

“Embora o decreto atribua a responsabilidade pelo cumprimento do decreto à concessionária prestadora do serviço, estamos orientando nesse primeiro dia passageiros, motoristas e trabalhadores do sistema de transporte sobre a obrigatoriedade e a importância do uso da máscara para que possamos diminuir as chances de contágio no município”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Priscilla Amaral Rangel Belmonte, que participou da ação ao lado dos agentes Andréia Cassimiro e Leoncio Neves.

A diretora de Vigilância em Saúde, no entanto, explica que, após o período de orientação, o decreto deverá ser cumprido. “A concessionária do transporte foi autorizada a estabelecer um curto prazo de adaptação e, em seguida, orientar os motoristas a impedirem a entrada de passageiros de passageiros sem máscara nos ônibus”, observou Priscilla.

Durante a orientação, os agentes entregaram cópias do decreto a profissionais de transporte e distribuíram máscaras caseiras a passageiros sem proteção. A empregada doméstica Neiva Leveghin, moradora da Vila Azenha, ganhou uma e aprovou a iniciativa. “Acho muito importante esse trabalho de conscientização. O uso da máscara é imprescindível nesse momento, pois garante a segurança de todo mundo”, disse ela. As máscaras foram confeccionadas por frequentadores das aulas de artesanato do Clube da Melhor Idade, que é mantido pelo Fundo Social de Solidariedade do município.

De passagem pela cidade, o encarregado de solda fluminense Antonio Toledo parabenizou a Prefeitura pela ação. “O que temos visto são pessoas só criticando, sem nenhuma atitude construtiva. Nesse momento de enfrentamento ao novo coronavírus, precisamos de ações de conscientização como essa”, afirmou o morador de Duque de Caxias-RJ.

De acordo com o responsável pelo Setor de Transporte da Prefeitura de Nova Odessa, Carlos Edison Vaughan Júnior, a concessionária foi comunicada na semana passada sobre o decreto e imediatamente instruiu os funcionários. “Na sexta-feira, os motoristas já começaram a orientar os passageiros sobre a obrigatoriedade de uso de máscaras a partir de hoje”, comentou Vaughan, que acompanhou o trabalho da Vigilância Sanitária.

Para informar a população sobre a obrigatoriedade do uso, além da ação dos motoristas, os ônibus do transporte coletivo municipal estão circulando com cartazes informativos. A exigência acompanha o decreto estadual 64.956/2020, que obriga a utilização do equipamento de proteção no transporte público coletivo e individual no Estado.