Vigilância Sanitária de Nova Odessa orienta entidades sobre cuidados na Festa das Nações

Parte do calendário oficial das festividades paulistas, o evento começa nesta sexta, continua hoje (12) e termina amanhã (13)

Representantes das entidades responsáveis pela organização da 32ª edição da Festa das Nações de Nova Odessa receberam, na tarde de ontem (11), orientações sobre o manuseio correto de alimentos, a proibição do tabagismo dentro dos espaços e os critérios para a venda de bebidas alcoólicas no recinto. A ação foi promovida pela Vigilância Sanitária. Parte do calendário oficial das festividades paulistas, o evento começa nesta sexta, continua hoje (12) e termina amanhã (13).

De acordo com a diretora da Vigilância em Saúde do município, Priscila Peterlevitz, a operação teve caráter de reforço. “Durante a semana, conversamos com as entidades e entregamos adesivos e cartilhas com instruções detalhadas aos representantes. Hoje, na verdade, passamos de barraca em barraca para esclarecer eventuais dúvidas e verificar se as normas estão sendo cumpridas”, explicou a diretora.

Entre as exigências estão o uso de luvas para o manuseio de alimentos e a fixação de cartazes informando que é proibido fumar no interior das barracas e não é permitida a venda de bebidas alcoólicas e menores de 18 anos. “Pelo que constatamos, estão todos cientes e não teremos problemas durante os três dias de festa”, avaliou Priscila.

Com entrada gratuita, a Festa das Nações de Nova Odessa será realizada na Praça dos Três Poderes, em frente ao paço Municipal. O evento, um dos mais tradicionais da Região Metropolitana de Campinas, tem comidas típicas, apresentações culturais, shows, atrações infantis e apoio da Prefeitura, que ficou responsável pela estrutura.

A festa possui dez barracas com bebidas e comidas típicas, administradas por entidades assistenciais da cidade, barraca de flores, brinquedos para crianças, seguranças particulares e estacionamento com segurança. Toda a renda arrecadada com a venda de produtos será revertida às entidades assistenciais participantes.

Nos três dias de festa, nove atrações musicais vão subir no palco da festa. Os destaques ficam por conta do gospel romântico Ton Carfi, que abre os shows na sexta; a Banda Mídia, que nasceu em Nova Odessa e viaja o Brasil há 25 anos; o rei do popular-romântico-brega Rodrigo José, que se apresenta com a Banda Chic 10; e o grupo Samba d’Aninha, com o melhor do samba-raiz. A 32² edição da Festa das Nações de Nova Odessa começa às 19h, na sexta e no sábado; e às 12h, no domingo.

CONFIRA AS ATRAÇÕES DA 32ª FESTA DAS NAÇÕES

COMIDAS E BEBIDAS – joelho de porco e chope (barraca da Alemanha/Rotary Clube), espetinhos e salgadinhos (Argentina/Associação Amigos do Casulo), cebola australiana (Austrália/AAANO – Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa), frango atropelado (Brasil/Comunidade Geriátrica), pastel e yakissoba (China/Avano – Associação Vicentina Assistencial de Nova Odessa), lanches (Estados Unidos/Lions Clube), bacalhau (Portugal/Apadano – Apadano dos Deficientes Auditivos de Nova Odessa), lasanha e nhoque (Itália/Apae – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), galeto e linguiça defumada (Letônia/Comunidade Leta) e comida mexicana (SOS)

SHOWS – na sexta, Ton Carfi, às 20h, e Banda Mídia, às 22h; no sábado, Jesse e Nil, às 19h, Grupo Atrius, às 20h, Gutto França, às 21h, e Rodrigo José, às 23h; no domingo, Samba d’Aninha, às 13h, Talita Farah, às 17h, e Denilton e Rodiney, às 18h

EMBAIXATRIZES – Izabela Marinho (Portugal), Julia Alvarenga (Letônia), Mariana de Oliveira (China), Nicolle Alves Zaia (Brasil), Rafaela Pereira David (Itália), Samyra Pavan Borges (México), Yasmin de Souza (Argentina), Yasmim Rodrigues (Estados Unidos), Larissa Gabrieli Braga (Alemanha) e a embaixatriz mirim, Isabella Zacharias Miguez Honório, que estreia nesta edição do evento

FLORES – Barraca com grande variedade de espécies de orquídeas híbridas e comuns, de fácil cuidado, como as Laelia, Cymbidium, Cattleya, Phalaenopsis ou a Dendobrium

ATRAÇÕES INFANTIS – Carrinho bate-bate, tiro ao alvo, jogo de argola e pescaria

ESTACIONAMENTO – No gramado, ao lado do recinto, com segurança, por R$ 20