in

Vigilância Sanitária de Nova Odessa notifica 19 estabelecimentos não essenciais por funcionamento na fase vermelha

Nova Odessa tem 149 casos confirmados de Covid-19, incluindo 13 mortes

vigilancia-sanitaria-de-nova-odessa-notifica-19-estabelecimentos-nao-essenciais-por-funcionamento-na-fase-vermelha-jno

Em fiscalização realizada nesta terça-feira (7), agentes da Vigilância Sanitária de Nova Odessa notificaram 19 estabelecimentos comerciais não essenciais por funcionamento irregular. A ação, que ocorreu no Centro e na Vila Azenha, foi a primeira de uma série de blitze que serão deflagradas para verificar se os lojistas estão cumprindo a decisão do Governo do Estado, que reclassificou os municípios da região de Campinas para a fase vermelha, na qual só é permitido o funcionamento de serviços essenciais.

De acordo com o órgão, vinculado à Secretaria de Saúde, 15 estabelecimentos – entre papelarias, lojas de roupas e calçados – foram flagrados com meia porta aberta, o que é proibido. “Eles estavam atendendo normalmente, na medida em que os consumidores chegavam. Todos assinaram termo de ciência, foram orientados a fechar e informados sobre as restrições previstas nos decretos municipal e estadual”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde do município, Priscilla Amaral Rangel Belmonte.

Além das lojas, quatro bares foram encontrados em pleno funcionamento. “Além de estarem abertos, havia pessoas consumindo no local, aumentando o risco de disseminação do novo coronavírus na cidade”, afirmou Priscilla. De acordo com a diretora, as fiscalizações prosseguirão ao longo da semana e atingirão todas as regiões da cidade.

Os fiscais também fiscalizaram o uso de máscaras em espaços públicos (ruas, calçadas e paradas de ônibus) e comércios, bem como a adoção de medidas de distanciamento, higiene pessoal e limpeza em estabelecimentos comerciais. Ninguém foi flagrado sem o equipamento. Também participaram da ação, que contou com suporte de patrulheiros da Guarda Civil Municipal, as autoridades sanitárias Andréia Cassimiro e Alcione Rodrigues.

Nova Odessa tem 149 casos confirmados de Covid-19, incluindo 13 mortes. A Secretaria de Saúde mantém 49 suspeitas sob investigação, entre elas três mortes.