in

Vigilância registra mais 2 mortes e total de vítimas da Covid-19 chega a 94 em Nova Odessa

A cidade também bateu o triste recorde de novos casos positivos em 24 horas, com mais 113 testes positivos

vigilancia-registra-mais-2-mortes-e-total-de-vitimas-da-covid-19-chega-a-94-em-nova-odessa-jno

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa confirmou na terça-feira (23/03) o registro de mais duas mortes de moradores da cidade em decorrência de complicações ocasionadas pela Covid-19. Desde março do ano passado, quando começou a pandemia do novo coronavírus, o município já contabilizou 94 óbitos causados em decorrência da doença. A cidade também bateu o triste recorde de novos casos positivos em 24 horas, com mais 113 testes positivos.

De acordo com informações da Vigilância Epidemiológica do município, a primeira das novas vítimas fatais do vírus foi uma idosa de 64 anos moradora do Jardim São Manoel. Ela estava internada no Hospital Ouro Verde, em Campinas, e faleceu no último dia 15 de março. Ela era paciente psiquiátrica.

Já a 94ª vítima da Covid-19 em Nova Odessa foi um idoso de 67 anos, morador do Jardim Santa Rosa. Ele estava internado na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada e faleceu também no último dia 15 de março. Ele sofria de cardiopatia, uma comorbidade –ou seja, um fator considerado de risco para o agravamento da doença causada pelo novo coronavírus.

Foram 34 as mortes de novaodessenses informadas pelos órgãos de Vigilância em Saúde neste ano, embora apenas 22 desses moradores da cidade tenham morrido da doença efetivamente em 2021, como esses dois mais recentes. Os demais são casos do ano passado, que foram internados e testados em hospitais particulares ou de referência, e que só recentemente entraram na estatística por limitações das cidades onde estas pessoas morreram ou do próprio sistema estadual de Vigilância Epidemiológica.

RECORDE DE CASOS

Em relação às últimas 24 horas, a Vigilância Epidemiológica registrou 113 novos casos positivos da doença, um novo recorde diário, elevando para 2.948 o total de novaodessenses infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia, há exato um ano. Nova Odessa registrou também 103 novas pessoas curadas, indo a um total de 2.570 pacientes livres da doença (87,1% do total de contaminados testados e positivados para a Covid).

O boletim epidemiológico atualizado aponta ainda um total de 8.802 notificações (a grande maioria “negativada”), além de 444 pacientes em isolamento domiciliar e 45 internados, sendo 21 em UTIs fora da cidade e 13 na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada (que permanece atendendo normalmente aos pacientes sintomáticos0, e mais 10 na ala respiratória recém-inaugurada no Hospital e Maternidade Municipal. Do boletim diário, constam ainda 574 casos em investigação (incluindo 4 possíveis óbitos) e 4.087 resultados negativos.

Como a pandemia de Covid-19 segue avançando em todo o país, a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Odessa destaca sempre a importância do uso contínuo de máscaras por todos, da higienização constante das mãos com água e sabão ou o uso do álcool em gel a 70% e de se manter o distanciamento social, como formas de combater a disseminação do novo coronavírus.
Desde a semana passada, a equipe da Saúde Municipal tira dúvidas da população novaodessense sobre a Covid-19 através do “Disque Covid”, que pode ser acessado pela plataforma WhatsApp pelo número (19) 99747-6502. O canal no aplicativo ficou à disposição da comunidade novaodessense na última semana, e responde sempre em horário comercial e nos dias úteis.

O teleatendimento pode ser utilizado, ainda, para se obter informações sobre a realização do pré-cadastros dos grupos prioritários para o recebimento das vacinas contra a Covid-19 – ou seja, por idosos com 60 anos ou mais e profissionais das diversas áreas da Saúde que atuam em estabelecimentos privados ou que são autônomos, além de esclarecimentos de eventuais dúvidas e de apresentação de possíveis sugestões à equipe da Secretaria.