in

Vigilância Ambiental vai recolher pneus usados

Nova Odessa participará de campanha estadual para retirada de criadouros do mosquito Aedes aegypti

Evitar a proliferação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, o transmissor da dengue e de várias outras doenças, como a febre amarela, por exemplo. É com esse objetivo que a Vigilância Ambiental de Nova Odessa, órgão vinculado à Diretoria de Vigilância em Saúde, participa pela primeira vez de uma campanha estadual voltada à coleta de pneus usados e que são armazenados de forma incorreta em residências e comércios. Intitulado “Pneus guardado só quem usa é o Aedes”, o trabalho acontecerá ao longo desta semana.

Segundo o encarregado pela Vigilância Ambiental em Nova Odessa, Leôncio Neves Ferreira, para que os pneus sejam retirados por uma equipe da prefeitura, basta que o morador faça o agendamento pelos telefones 3466-5442 e 3466-3972. “Nós já temos um local totalmente preparado para receber esses pneus usados, que fica na Garagem Municipal, é coberto e tem vigilância o tempo todo. Basta o cidadão entrar em contato conosco e agendar a retirada. Ainda não temos a real dimensão de quantos pneus existem nos quintais, mas a nossa intenção é fazer essa retirada já no dia seguinte ao agendamento”, explicou Ferreira.

Nova Odessa já tem um trabalho semelhante, porém, voltado apenas às borracharias e oficinas, que, por conta própria, levam os pneus usados à Garagem Municipal. Lá, eles são recolhidos por uma empresa contratada pela Reciclanip – entidade sem fins lucrativos criada pelos maiores fabricantes de pneus do País. “Essa semana de coleta de pneus é voltada para toda a população, com o objetivo de retirar dos imóveis possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue”, ressaltou. “Contamos com o envolvimento de toda a população, para que os casos de dengue na cidade, que já caíram muito neste ano, caiam ainda mais”, completou.