in

Videomonitoramento da Guarda Municipal flagra descartes irregulares em Nova Odessa

Além das câmeras de videomonitoramento, a fiscalização também é realizada pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente

O sistema de videomonitoramento da Guarda Municipal de Nova Odessa flagrou, mais uma vez, descartes irregulares de resíduos na cidade. Desta vez, foram três ocorrências entre os dias 21 e 22 deste mês, em uma área verde existente na Avenida São Gonçalo. Trata-se de crime ambiental, configurado na Lei 9605/98. Os autores foram identificados e serão autuados conforme prevê a lei municipal 2883/2014, que estipula multa de R$ 500 a R$ 5 mil. Além das câmeras de videomonitoramento, a fiscalização também é realizada pelos agentes da Secretaria de Meio Ambiente.

“É triste ver que, em pleno ano de 2020, muitas pessoas ainda não se conscientizaram sobre a necessidade de preservamos o meio ambiente. Repudiamos ações como estas e estamos fechando o cerco cada vez mais. Essa câmera foi instalada na Avenida São Gonçalo há poucos dias porque lá é um local crítico e ela já apresenta resultados positivos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Edson Barros, o Nenê Gás.

Nova Odessa tem dois ecopontos à disposição da população, que ficam no Jardim Monte das Oliveiras e no Residencial Triunfo, este último, inaugurado pela Prefeitura em janeiro deste ano. Cada espaço tem capacidade para receber 500 toneladas de resíduos por mês. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Parques e Jardins, a média mensal na primeira unidade é de 638 de descartes, com predominância de resíduos de construção civil.

Os ecopontos funcionam de segunda a segunda, das 7h às 19h, e contam com câmeras de segurança. Os locais recebem materiais recicláveis como papel, papelão, plástico, vidro, metal e isopor; resíduos de construção civil (até 1m³ por pessoa/dia); madeira e móveis usados; restos de poda; óleo de cozinha (embalado em garrafa PET); roupas; eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa/dia). “Tudo isso de forma organizada e nos ajudando a preservar a natureza. Esses espaços são ferramentas importantes para que possamos deixar Nova Odessa cada vez melhor”, avaliou Nenê Gás. Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas pelo telefone (19) 3466-0917.Também é possível entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.