Versão digital substitui carteira em papel e pode ser emitida só com CPF

Os trabalhadores não precisam mais se deslocar até Americana ou Sumaré

O aplicativo, que é do Governo Federal, está disponível pelo celular nas versões iOS, Android e web, possibilitando que o trabalhador tenha acesso às informações de qualificação, seguro desemprego, consulta do abono do PIS e de seus contratos de trabalho que constam na versão física. Os trabalhadores podem habilitar o documento pela internet.  Para Nova Odessa, que não tem um local para solicitar o Seguro Desemprego, o aplicativo é muito útil. Os trabalhadores não precisam mais se deslocar até Americana ou Sumaré.

O que é?

A Carteira de Trabalho, obrigatória para o exercício de qualquer emprego, é emitida pelo Ministério da Economia. Na Carteira de Trabalho fica registrada a vida laboral do trabalhador, o que a torna um instrumento para garantir o acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. A CTPS poderá ser emitida em meio digital ou físico.

Quem pode utilizar este serviço?

Qualquer inscrito no Cadastro de Pessoa Física – CPF, devendo as empresas, no momento da contratação, respeitar os requisitos estabelecidos em legislação vigente. Ter registro no Cadastro de Pessoa Física – CPF e estar cadastrado na plataforma de autenticação do governo federal, acesso.gov.br.

Quem já tem uma carteira de papel pode ter uma digital?

Sim. O documento digital está previamente emitido para todos os brasileiros e estrangeiros com CPF, mas é preciso para habilitá-lo (veja o passo a passo abaixo).

O que muda para os trabalhadores?

De acordo com o Ministério da Economia, ao ser contratado, o novo empregado não precisará mais apresentar a carteira em papel. Bastará informar o número do CPF ao empregador e o registro será realizado diretamente de forma digital. Com a habilitação da carteira digital, todas as informações sobre a contratação do trabalhador passarão a ser lançadas no documento digital.

O trabalhador pode acompanhar as anotações que são feitas na sua carteira digital?

Sim. O trabalhador poderá acompanhar todas as anotações pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) ou pelo site www.gov.br/trabalho.
Para habilitar a carteira digital, basta acessar o site: Acesse https://servicos.mte.gov.br e seguir as orientações.