in

Vereadores se reúnem com prefeito de Americana sobre Consórcio da Saúde

Como exemplo, autoridades conheceram o Cismetro

Na manhã desta sexta-feira, dia 19, os vereadores Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin (PMDB) e Tiago Lobo (PCdoB), estiveram reunidos com o prefeito de Americana Omar Najar, marcada pelo vereador Wellington Rezende (PRB), sobre a criação de um consórcio da Saúde na Região. Participaram também da reunião o secretário de Saúde de Nova Odessa, Vanderlei Cocato; o secretário de Saúde de Americana, Gleberson Miano, e o vereador americanense Thiago Martins (PV).
“Nossa cidade, por ter um atendimento de qualidade, acaba ficando com uma demanda muito grande atendendo muita gente que não é morador, porém recebemos recursos de acordo com a nossa população, o que faz com que a conta seja sempre muito alta para Nova Odessa. Se cada cidade conseguir cuidar dos seus pacientes, já terá valido a pena ter indicado esta ideia no meu primeiro requerimento”, comentou Poneis.
A assessora do Consórcio Intermunicipal de Saúde na Região Metropolitana de Campinas – Norte – Cismetro, Ana de Elisabete Filomeno, apresentou a ideia já implantada entre as cidades de Holambra e Arthur Nogueira em 2013, com a finalidade de realizar ações conjuntas em saúde, fomentando qualidade e agilidade aos serviços públicos prestados à população. Atualmente o consórcio contempla também os municípios de Cosmópolis e Paulínia.
O consórcio gerencia operacionalmente a Saúde na cidade de uma maneira menos burocrática. A gestão de fato, com orçamento e despesas, continua sendo da Secretaria Municipal de Saúde.
“Acho excelente a ideia da criação do consórcio, tanto que, no Projeto de Lei que Institui a Política Municipal de Resíduos Sólidos no Município de Nova Odessa, votado recentemente pela Câmara, que a oposição foi contra, prevê trabalhar como consórcio da Saúde também. Há um tempo já estou estudando este assunto com a secretária de Saúde de Santa Bárbara d’Oeste. Acredito que toda ideia para melhorar a Saúde da nossa cidade e da Região, é muito bem vinda. Se cada cidade tratar dos seus pacientes, isso já faz toda a diferença”, ressaltou o secretário Cocato.
O prefeito de Americana disse ter pressa na formação do consórcio. “É muito importante a integração dos municípios para cuidar da Saúde. Vemos que no país ela é o grande problema e temos que fazer a nossa parte”, afirmou Najar.
O grupo de vereadores das duas cidades já se movimenta para levar a ideia até outros prefeitos da região.