in

Vereador Tiãozinho acompanha de perto a situação do coronavírus em Nova Odessa

Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara de Nova Odessa, o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (PSDB), esteve reunido nesta segunda-feira (dia 11) com o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. O tema discutido foi a situação de combate à pandemia do novo coronavírus no município, que tem 15 casos confirmados de Covid-19, incluindo dois óbitos, além de nove ocorrências em investigação e 10 pacientes curados.

“Conversamos como está a situação do vírus na cidade a cada 15 dias”, resume Tiãozinho. O vereador detalha como está o funcionamento do Pronto-Socorro do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’. “O PS está funcionando normal, com os funcionários trabalhando em segurança. Tem pessoas internadas no local, mas é por outros motivos que não o coronavírus”, explica. Foi detalhado que os profissionais da Saúde possuem os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) necessários, como máscaras cirúrgicas e aquelas do tipo N95, além de testes laboratoriais para identificação de possíveis casos entre os profissionais da rede pública, na ‘linha de frente’.

Entre efetivos e temporários, a Secretaria Municipal de Saúde conta atualmente com mais de 400 servidores. O vereador lembra que foi montada a Unidade Respiratória na antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Alvorada, para atender aos pacientes com doenças respiratórias da rede pública e aqueles com sintomas gripais ou de Covid-19. A informação recebida é que, em duas semanas, foram atendidas aproximadamente 200 pessoas com sintomas de gripe e problemas relacionados.

“Essas pessoas são atendidas lá no Hospital de Campanha, não mais no Pronto Socorro do Hospital Municipal ou nos seis Postos de Saúde”, frisa Tiãozinho. O local funciona 24 horas por dia na antiga UBS 5 do Jardim Alvorada (Rua das Imbuias, nº 355) e conta com equipes formadas por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, assistentes sociais e fisioterapeutas. O município dispõe de oito respiradores instalados (fixos) e um portátil (móvel) para enfrentamento da doença.

“Estão preparados para o uso, se necessário”, garante Tiãozinho. O vereador cita a dificuldade encontrada pela Prefeitura para adquirir 20 novos respiradores. “Existe recurso, mas não estão encontrando empresas disponíveis para entregar os equipamentos”, descreve. O parlamentar também refutou a possibilidade de Nova Odessa receber pacientes de outros municípios, com ou sem diagnóstico de Covid-19.

“Não tem justificativa nem cabimento isso. São informações que pessoas jogam maldosamente em redes sociais”, acrescenta. Tiãozinho ainda reforça que somente os procedimentos odontológicos de urgência e emergência estão sendo realizados. Por fim, o vereador esclarece que Nova Odessa não está entre as 104 cidades monitoradas pelo Governo do Estado, através do SIMI (Sistema de Monitoramento Inteligente), um índice de mobilidade das pessoas produzido com base em dados fornecidos pelas operadoras de telefonia celular Vivo, Claro, Oi e Tim. “Somente cidades com mais de 70 mil habitantes são monitoradas”, finaliza.