Vereador Poneis sugere debate sobre ações em benefício dos animais de Nova Odessa

Em requerimento, parlamentar quer agendar discussão com responsáveis do setor e entidades

SONY DSC

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), pretende agendar um debate na Câmara de Nova Odessa para discussão de ações desenvolvidas pela Prefeitura em prol dos animais, como campanhas educativas, castrações, microchipagem, subvenções a entidades e o canil/gatil. Por meio de requerimento protocolado, o parlamentar quer o evento para o dia 24 de fevereiro, às 18 horas.

Poneis propõe a convocação do chefe de Gabinete da Prefeitura e a veterinária responsável pelo Setor de Zoonoses para prestar as informações oficiais. Além disso, o encaminhamento do ofício ao presidente do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais e aos dirigentes das associações protetoras dos animais com sede no município, convidando-os a participar do debate.

Segundo o vereador, o principal é o abandono animal. “Tem gente que pega o animal filhote e depois que cresce não quer mais. Ou quando começa a ficar doente, aí acaba abandonando nas ruas”, explica Poneis. “Assim acaba ocorrendo uma situação ruim pra vida desses animais e toda a cidade. É além de tudo uma questão de saúde pública”, acrescenta.

O vereador afirma que a implantação de um novo canil não seria suficiente para sanar os problemas que envolvem o bem-estar animal na cidade. Poneis cita que a Associação dos Amigos dos Animais de Nova Odessa (AAANO) e outras entidades do segmento realizam um “importantíssimo trabalho”, mas que é necessário um apoio permanente do poder público.

O requerimento solicitando informações da Prefeitura a respeito das ações em prol dos animais deve ser lido, discutido e votado na sessão da próxima segunda-feira, dia 3 de fevereiro, quando retornam os trabalhos legislativos após o recesso de final e início de ano. Em caso de aprovação, a Câmara notifica os responsáveis a comparecer e envia ofício aos convidados para o debate.