Vereador Poneis quer saber sobre ações para auxiliar jovens na busca pelo primeiro emprego

Parlamentar encaminhou requerimento à Prefeitura de Nova Odessa pedindo informações do assunto

SONY DSC

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), teve aprovado na semana passada e encaminhou requerimento à Prefeitura de Nova Odessa pedindo informações sobre as ações e os programas desenvolvidos para auxiliar os jovens em busca do primeiro emprego. O parlamentar quer saber como a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico está tratando do assunto.

No ano passado, o Poder Executivo informou que em 29 de novembro houve a realização de um evento em parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), voltado aos empresários, para fomentar a abertura de vagas de estágio, em cumprimento à lei que determina um número mínimo de estagiários proporcional ao número de funcionários.

A Prefeitura informou, através de ofício no final do ano passado, que havia sido solicitado ao Departamento de Promoção Social um levantamento detalhado a respeito dos jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade, para serem priorizados na busca de emprego. “Os mais pobres são os que necessitam mais das oportunidades”, ressalta Poneis.

A informação é que, no dia 30 de dezembro, seria realizada uma audiência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Juizado da Infância e Juventude, para “pormenorizar alguns assuntos relacionados ao tema, ajustando detalhes e colhendo sugestões que beneficiassem os jovens em busca de emprego”. De acordo com o vereador, políticas públicas são necessárias a essa parcela da sociedade.

Através do requerimento, Poneis quer saber se a Secretaria de Desenvolvimento Econômico continua desenvolvendo trabalho junto aos empresários, voltado à criação de vagas de estágio. Além disso, se a Promoção Social realizou o levantamento sobre os jovens que se encontram em estado de vulnerabilidade e como esse trabalho vem sendo realizado.

O vereador quer saber informações da audiência entre Prefeitura e o Juizado da Infância e Juventude, dos resultados obtidos, e ainda se há trabalho de orientação profissional nas escolas municipais. “Queremos saber exatamente como está sendo tratada a questão das formas de ajudar os jovens na busca pelo primeiro emprego”, completa Poneis.