Vereador Poneis quer a vinda de equoterapia como forma de tratamentos em Nova Odessa

Parlamentar fez requerimento à Prefeitura e estuda possibilidade de apresentar projeto de lei

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), protocolou requerimento para pedir informações à Prefeitura de Nova Odessa sobre a equoterapia no tratamento de pessoas com deficiência ou necessidades especiais. É um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial.

O cavalo é utilizado como ‘agente promotor’ de ganhos em nível físico e psíquico. Conforme destaca o vereador no requerimento, a atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima. O praticante de equoterapia é o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais quando em atividade equoterápica.

“É uma interação com o cavalo, que traz resultados importantes”, ressalta Poneis. O vereador cita os benefícios da prática e leva em consideração que Nova Odessa possui vários estabelecimentos que trabalham com cavalos, como haras e hípicas. O assunto tem sido abordado pelo parlamentar desde 2013, por meio de requerimentos enviados ao Poder Executivo.

Na época, a Administração Municipal respondeu que “estudos seriam realizados sobre o assunto”. Poneis estuda a apresentação, em breve, de um projeto de lei autorizando a Prefeitura a celebrar convênio com haras ou hípicas para o desenvolvimento de iniciativas do tipo. “Queremos ajudar essas pessoas nos tratamentos que necessitam”, completa.