in

Veículos deixados na via pública ainda geram muitas reclamações

Carros abandonados causam transtornos a pedestres e moradores

Sem ações de recolhimento, carros e carcaças de veículos abandonados nas ruas da cidade continuam gerando transtornos à pedestres e moradores de vários bairros de Nova Odessa.
Só no ano passado, pelo menos nove carros abandonados foram motivo de matéria no Jornal de Nova Odessa. Os veículos “deixados” em via pública, são motivos constantes de reclamações. “Aqui na rua Sigesmundo Anderman, no jardim Éden, um veículo está há tanto tempo parado que já está se esfarelando”, contou um dos moradores do local.
Segundo uma das moradoras do bairro 23 de Maio, um veículo abandonado está no local há pelo menos dez anos.
Já na rua Jacarandá, no jardim das Palmeiras, um veículo está sendo usado como depósito de lixo, obstruído a passagem de pedestres na calçada.
Além de ocupar espaços na rua, os veículos possibilitam a criação de focos da dengue. “Além da possibilidade de se tornar um criadouro do mosquito da dengue, outro transtorno ocorre em dias de chuva, porque a água fica parada em torno do veículo acumulando sujeira”, contou uma moradora do bairro Santa Luiza.
Mesmo com uma legislação que prevê o recolhimento desses veículos, Nova Odessa ainda não possui Pátio Municipal para abrigar os carros. Para alguns moradores, outro agravante é a falta de fiscalização. “Se a Prefeitura de Nova Odessa não realizar uma fiscalização constante, esses motoristas vão continuar abandonando esses carros. Além de enfeiar a cidade, gera uma série de transtornos”, lamentou a munícipe Maria Helena.
Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa esclareceu que “a Diretoria de Segurança de Trânsito informou que atualmente está em fase de finalização de licitação do pátio municipal, local que receberá veículos em situação de abandono ou outras irregularidades. Assim que a licitação for concluída, será dada continuidade aos processos para recolhimento de veículos e outras providências. Enquanto aguarda conclusão da licitação, a Diretoria de Segurança de Trânsito tem notificado proprietários de veículos abandonados para que retirem os veículos das vias públicas. Neste caso, específico, um agente irá ao local para verificar situação e tomar as providências cabíveis”, explicou a nota.