in

Vacinação de motoristas, caminhoneiros e doentes crônicos contra gripe ocorre a partir de hoje

A meta é imunizar pelo menos 90% desse público, segundo a Secretaria de Saúde

A segunda fase da campanha nacional de vacinação contra gripe começa nesta quinta-feira (16) com doses disponíveis nas seis UBS’s (unidades básicas de saúde) de Nova Odessa. A etapa segue até 8 de maio com foco em caminhoneiros, motoristas de ônibus, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e presos. A meta é imunizar pelo menos 90% desse público, segundo a Secretaria de Saúde.

O secretário de Saúde do município, Vanderlei Cocato, chama a atenção da população para a dinâmica de vacinação na segunda fase. “Para receberem a dose da vacina, será imprescindível que os doentes crônicos levem a receita dos medicamentos que tomam regularmente. Já caminhoneiros e motoristas de ônibus deverão apresentar Carteira de Trabalho, holerite ou crachá da empresa”, explicou o secretário.

Cocato lembra que idosos, profissionais de saúde e agentes de segurança pública e salvamento que, eventualmente, ainda não tenham sido imunizados ainda poderão procurar uma das unidades. De acordo com dados do ‘Vacinômetro’, ferramenta do Ministério da Saúde responsável pelo monitoramento da cobertura vacinal no país, 100% das pessoas acima de 60 anos e dos trabalhadores da área de saúde já foram imunizados na cidade.

Na segunda fase, a vacinação ocorrerá das 7h às 15h30, nas UBS’s do Centro e dos jardins São Jorge, São Manoel, São Francisco, Alvorada e Marajoara. Os estoques das salas de vacina das unidades foram reforçados nesta quarta (15) pela Vigilância Epidemiológica. No entanto, o número de doses disponíveis nas unidades não foi informado pela Secretaria de Saúde.

No ano passado, de acordo com levantamento feito pela Secretaria de Saúde, 71% das 3.349 pessoas com comorbidades no município tomaram a vacina. A pasta não possui dados estatísticos sobre a cobertura vacinal dos outros cinco grupos prioritários relacionados pelo Ministério da Saúde na segunda fase deste ano.

A segunda fase segue até 8 de maio. No dia 9, ocorre o ‘Dia ‘D’ da campanha, com início da terceira e última etapa para professores, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o nascimento), população indígena e pessoas com deficiência. A campanha termina no dia 22 de maio.

O início da campanha foi antecipado de abril para março pelo Ministério da Saúde para auxiliar na triagem de infectados pelo novo coronavírus. Depois da imunização, os profissionais de saúde avaliam que será mais fácil identificar casos do novo coronavírus. Este ano, a vacina protege contra os vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e B.