in

Vacinação contra pólio e sarampo entra na última semana

A expectativa é vacinar cerca de 2.600 crianças de 1 ano a menores de 5.

Termina nesta sexta-feira, 31, a Campanha Nacional de Vacinação Infantil contra Poliomielite e Sarampo. Desde o início da ação, com o plantão de atendimento nos dias 4 e 18 de agosto, além de atendimento diário nas unidades básicas de saúde (UBS’s), a cobertura vacinal contra pólio e sarampo chegou a cerca de 61% do público alvo, com 1.586 crianças imunizadas em Nova Odessa. A expectativa é vacinar cerca de 2.600 crianças de 1 ano a menores de 5.

De acordo com a enfermeira Paula Mestriner, responsável pela Vigilância Epidemiológica, os dados estão abaixo do esperado para a última semana da campanha. “A partir desta terça-feira (28) faremos uma visita às creches com objetivo de ampliar a cobertura e atingir as nossas crianças da rede municipal, em uma ação em parceria com a Secretaria de Educação”, explicou ela.

Paula destacou, ainda, que a vacinação é obrigatória por lei e tem como objetivos vacinar quem nunca foi imunizado contra essas doenças, completar o esquema de quem ainda não tomou todas as vacinas e dar uma dose de reforço para quem já se vacinou completamente.

O secretário de saúde, Vanderlei Cocato, destacou a conscientização da população como fundamental nesta reta final. Segundo ele, as UBS’s estão com o estoque normalizada e vacinando tranquilamente. “Os pais que ainda não levaram seus filhos precisam se conscientizar da importância de manterem seus filhos à salvo e manter erradicada qualquer possibilidade dessas doenças surgirem”.

Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo

De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, em todos os postos de saúde.

Confira os endereços dos postos de vacinação:

UBS 1: Avenida Carlos Botelho, 3 – Centro

UBS 2: Rua São Paulo, 65 – Jardim São Jorge

UBS 3: Rua Sigesmundo Anderman, 731 – Jardim São Manoel

UBS 5: Rua das Imbuias, 65 – Jardim Alvorada

Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65 – Jardim São Francisco