in

Vacinação contra gripe entra na reta final

Para receber a dose da vacina contra o vírus Influenza, basta o cidadão se dirigir a uma das unidades com a carteira de vacinação

A vacinação contra gripe para grupos prioritários termina na próxima terça-feira (30), em Nova Odessa. Portanto, gestantes, mães no pós parto, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, profissionais dos Correios e da limpeza urbana, além de moradores de rua e outros perfis contemplados nas duas etapas anteriores da campanha, têm mais quatro dias para procurar uma das seis unidades básicas de saúde do município. Segundo a Secretaria de Saúde, 10.851 pessoas pertencentes a esses grupos (82,4%) receberam a dose da vacina e 2,3 mil (17,6%) ainda não foram imunizadas. A meta é vacinar 90%.

A menor cobertura registrada no município atinge as puérperas. Segundo balanço divulgado nesta quarta (24) pela Secretaria de Saúde, apenas 48,86% delas procuram os postos de vacinação. Em seguida, vêm as crianças, com taxa de imunização de 54,8%; e as gestantes, 57,6%. Focos da primeira etapa da campanha, idosos e profissionais de saúde atingiram 100%.

Para receber a dose da vacina contra o vírus Influenza, basta o cidadão se dirigir a uma das unidades com a carteira de vacinação. No caso dos profissionais, também é preciso apresentar um comprovante de exercício da função, que pode ser crachá, holerite ou carteira de trabalho. A imunização ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 15h30, nas UBS’s do Centro, São Jorge, São Manoel, São Francisco, Alvorada e Marajoara.

Iniciada em março, a campanha de vacinação terminaria em 5 de junho, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por conta da baixa adesão entre crianças, grávidas e puérperas. A Secretaria de Saúde esclarece que a vacina não protege contra o novo coronavírus. No entanto, como é eficaz na prevenção ao vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), auxilia os profissionais de saúde na identificação de infectados pelo novo vírus.