in

Vacinação contra gripe continua hoje com ‘drive thru’ e pontos em outras três UBS’s

O ‘drive thru’ segue funcionando das 8h às 15h

A primeira fase da campanha de imunização contra a gripe, com foco em pessoas com mais de 60 anos e profissionais de saúde, será retomada na segunda-feira (30), em Nova Odessa. A vacinação continuará contando com sistema ‘drive thru’ exclusivo para idosos no Ambulatório de Especialidades Médicas e ocorrerá em três outros postos da cidade.

A Secretaria de Saúde do município recebeu nesta sexta-feira (27) o terceiro lote de vacinas do GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) Campinas, responsável pela distribuição das doses na região. Chegaram mais 1.360 doses. O primeiro, com 1,9 mil vacinas, esgotou em apenas quatro horas, na segunda-feira (23), primeiro dia da campanha. O segundo, com 2,1 mil doses, acabou na manhã desta sexta.

“É importante esclarecer que não podemos exigir o número de doses que achamos adequado à nossa demanda. Nós informamos o número de pessoas dentro do grupo previsto na fase da campanha, pedimos a vacina e o GVE determina a quantidade que será encaminhada a cada município”, explicou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

O ‘drive thru’ segue funcionando das 8h às 15h. O ponto de vacinação funciona na entrada principal do Ambulatório de Especialidades, ao lado do Hospital e Maternidade Municipal ‘Dr. Acílio Carreon Garcia’. “Pedimos para que os usuários respeitem a sinalização e a orientação dos profissionais de saúde. O procedimento é rápido e sem aglomerações”, afirmou Cocato. No ‘drive thru’, o usuário recebe a dose da vacina sem sair do carro.

Além do ambulatório, as doses serão aplicadas de forma convencional em três UBS’s (unidades básicas de saúde: São Manoel, reaberta na segunda-feira, São Francisco e Centro. Nesses locais, a vacinação ocorrerá das 8h às 15h30.

A UBS do Jardim Marajoara e o ponto montado na escola Salime Abdo, no Jardim Alvorada, não farão parte da estrutura de vacinação no terceiro lote. A meta da Secretaria de Saúde é vacinar seis mil idosos nessa etapa. A primeira fase da campanha, destinada à imunização de idosos e profissionais que atuam na área de saúde, segue até 15 de abril.

A partir do dia 16, é a vez de professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e doentes crônicos. O Dia D será em 9 de maio. A partir dessa data, serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha termina no dia 22 de maio.

A campanha nacional de vacinação contra gripe foi antecipada de abril para março pelo Ministério da Saúde para auxiliar na triagem de infectados pelo novo coronavírus. Depois da imunização, os profissionais de saúde avaliam que será mais fácil identificar casos do novo coronavírus. A vacina protege contra os vírus Influenza A-H1N1, A-H3N2 e B.