in

Vacinação contra a Covid-19 fecha a semana com 1.755 primeiras doses aplicadas

Estão incluídos aí os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas, por exemplo.

vacinacao-contra-a-covid-19-fecha-a-semana-com-1-755-primeiras-doses-aplicadas-jno

A 1ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 fechou essa semana com 1.755 primeiras doses aplicadas. É o que revela a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Nova Odessa.

O trabalho continua avançando, sempre de acordo com a disponibilidade de vacinas encaminhadas pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. A ação desenvolvida pela Prefeitura atingiu também, na sexta-feira (04/03), a marca de 392 doses de reforço aplicadas em profissionais da saúde e idosos acima dos 80 anos.

Nesta primeira etapa da campanha nacional de imunização dos grupos priorizados pelo Ministério da Saúde, estão sendo vacinados no município idosos com 80 anos ou mais e profissionais da área da Saúde, principalmente aqueles na linha de frente de atendimento a pacientes da doença.
“Nossa ação vem avançando de acordo com o número de doses encaminhadas para Nova Odessa. Para organizar e evitar aglomerações, a primeira dose está sendo realizada a partir da convocação das pessoas que fizeram o pré-cadastro pelo portal oficial da Prefeitura (o www.novaodessa.sp.gov.br). É importante que todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários se inscrevam”, destacou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica Paula Mestriner. Estão incluídos aí os idosos com 60 anos ou mais, profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas, por exemplo.

Na segunda-feira (08/03), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 prossegue no município. Serão atendidas mais de 250 pessoas, incluindo idosos com mais de 80 anos que receberão a segunda dose e profissionais da Saúde autônomos e da rede particular, que receberão a primeira aplicação do imunizante.

Neste segundo caso, houve uma mudança no calendário, explicada pela Vigilância Epidemiológica: após o início da aplicação da vacina CoronaVac, ainda em fevereiro, o Instituto Butantan alterou a orientação de que a segunda dose do imunizante deveria ser aplicada de 21 a 28 dias após a primeira. Agora, a ordem é para aplicar a segunda dose após 28 dias. Por isso, alguns profissionais da Saúde que estão indo ao Ginásio do Jardim Santa Rosa na data marcada no cartão de vacinação estão sendo orientados a voltar daqui uma semana.

“Para atender da melhor forma possível no Ginásio Municipal do Santa Rosa, e sem criar aglomerações, estamos fazendo a aplicação da primeira dose no período da manhã e a segunda dose, à tarde. Lembrando que as pessoas que receberão a primeira dose estão sendo convocadas por meio do pré-cadastro realizado no site da Prefeitura (www.novaodessa.sp.gov.br). Todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e isso inclui idosos com mais de 60 anos e profissionais da Saúde, devem realizar o pré-cadastro e aguardar ser convocado”, reforçou a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner.

DOSES

A Vigilância Epidemiológica recebeu nessa semana mais 800 doses de vacinas, incluindo um lote de 420 doses exclusivas para a segunda aplicação. “Os lotes são do imunizante CoronaVac/Instituto Butantan e vieram encaminhados pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. Um desses lotes, com 420 doses, fará frente à demanda da dose de reforço. Por isso, todo esse lote está destinado a fazer a cobertura desta aplicação extra e absolutamente necessária para a sua eficácia. O segundo lote com 380 doses será usada na primeira aplicação para idosos com mais de 80 anos e profissionais da Saúde”, relatou a enfermeira.

O médico e secretário municipal da Saúde, Nivaldo Luís Rodrigues, destacou que a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 vem evoluindo em Nova Odessa e espera a chegada de novos lotes para que os demais grupos de idosos possam ser atendidos o mais breve possível.

Nessa semana também o prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, aderiu ao Consórcio Público para aquisição de vacinas contra a Covid-19 da FNP (Frente Nacional de Prefeitos). A previsão é que consórcio seja constituído e instalado até o próximo dia 22 de março. “Já aderimos ao consórcio e estamos preparando projeto de lei para enviar ao nosso Legislativo (a Câmara de Vereadores) ainda nesta semana”, resumiu o chefe do Executivo.

Segundo a Frente, “o consórcio dará suporte aos municípios caso o PNI (Plano Nacional de Imunização) do Governo Federal não consiga suprir a demanda nacional”. Para participar, o município deve aderir à iniciativa, sem custos, até esta sexta-feira, dia 05 de março. Diversos outros municípios da RMC (Região Metropolitana de Campinas) confirmaram nas últimas horas a adesão ao futuro consórcio.

Acompanhe todas as notícias sobre a campanha diariamente em http://www.novaodessa.sp.gov.br/ e https://www.facebook.com/PrefeituradeNovaOdessa.