Vacina contra gripe é liberada para toda população em Nova Odessa

Os postos de saúde já estão atendendo normalmente, das 8h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

A vacina contra a gripe começou a ser distribuída gratuitamente para toda a população a partir desta segunda-feira (3), em Nova Odessa. Após 50 dias de campanha direcionada para um grupo de risco, o Ministério da Saúde liberou a imunização porque sobraram vacinas não utilizadas pelo público-alvo. Os postos de saúde já estão atendendo normalmente, das 8h às 11h e das 13h às 15h, de segunda a sexta-feira.

No município, cerca de 10 mil pessoas tinham direito às doses de acordo com a Unidade de Vacina, da Vigilância Epidemiológica. Dados do Ministério de Saúde apontaram como 14 mil o número de integrantes do público-alvo, dos quais 9.646 se vacinaram durante a campanha.

A enfermeira Paula Mestriner, coordenadora do órgão, explicou que para esta nova fase já foram separadas vacinas suficientes para a segunda dose das crianças e para idosos acamados. “Nós vamos agir com responsabilidade e garantir o acesso a essa parcela da população que mais precisa”, explicou.

DADOS

No Brasil, até a última sexta-feira (31), 20% do público-alvo ainda não estava imunizado – faltavam 11,9 milhões de pessoas para atingir a meta de 90% de cobertura. Segundo o Ministério, seis estados atingiram o alvo: Amazonas (98,5%), Amapá (98,5%), Pernambuco (93,6%), Espírito Santo (91,3%), Rondônia (90,4%) e Maranhão (90%). São Paulo (73,1%) integra o ranking de menor adesão junto com Rio de Janeiro (63,7%) e Acre (73%).

O secretário de Saúde, Vanderlei Cocato, destaca a importância da imunização antes do inverno, época de maior circulação do vírus influenza. “A vacina demora cerca de duas semanas para proteger, por isso é preciso estar preparado. Além disso, a imunização é gratuita e não causa dores ou provoca doenças. Alertamos a população que faça sua parte e fique em dia com a saúde”, disse.

Inicialmente, a campanha buscou imunizar 90% das crianças de seis meses até 6 anos, pessoas de 60 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres que deram a luz há menos de 45 dias), trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas com doenças crônicas ou outras condições clínicas especiais, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para tomar a vacina basta comparecer a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) com documento de identificação. Se possível, levar a carteira de vacinação e cartão do SUS. A vacina deste ano protege contra três subtipos de influenza: H1N1, H3N1 e B.

ONDE TOMAR A VACINA

  • Atendimento da UBS 2: Avenida Carlos Botelho, 3, no Centro
  • Atendimento da UBS 3 e 5: Rua das Imbuias, 65, no Jardim Alvorada
  • Atendimento da UBS 1 e 6: Rua Emygdio Pierozzi, 300, no Jardim Novos Horizontes
  • Unidade Básica de Acesso Avançado: Rua Louis Francescon, 65, no Jardim São Francisco