in

Vacina contra febre amarela será disponibilizada a todos os moradores de Nova Odessa

No dia 17 de março será realizado o Dia D com a vacinação em três postos de saúde

A Secretaria de Saúde de Nova Odessa informa que todos os moradores da cidade poderão tomar a vacina contra febre amarela a partir da próxima quarta-feira, dia 14 de março. A Secretaria de Estado da Saúde classificou a cidade como área de recomendação e serão disponibilizadas 100 doses diárias da vacina. No dia 17 de março, próximo sábado, será realizado o Dia D e todos os pacientes que procurarem os pontos de vacinação das 8h às 17h serão atendidos.

De acordo com o secretário de Saúde, André Faganello, cada unidade básica de saúde fará a vacinação de 100 pessoas, uma vez por semana. “Assim teremos vacina todos os dias na cidade, mas cada dia em uma região. Não é preciso correria. Não registramos casos da doença na cidade, nem encontramos macacos mortos no município. A oferta de vacina está sendo ampliada porque estamos próximos de municípios onde foram registrados casos, mas não há motivo para pânico na nossa cidade”, explicou.

Serão atendidos 50 pacientes de manhã e 50 à tarde. Quem está com a vacinação agendada pode comparecer no dia que foi feito o agendamento ou em outra data.

O secretário ainda lembrou que será reforçada a exigência do comprovante de endereço. “Vamos receber um número maior de doses, porém, limitado ao tamanho de nossa cidade, por isso não poderemos vacinar pessoas de outros locais”, explicou.

Além do comprovante de endereço, quem for tomar a vacina deve apresentar o cartão do ambulatório, caderneta de vacinação e uma cópia de um documento com foto (RG ou Carteira de Habilitação).

“Lembramos que vamos aplicar a dose padrão, que garante a imunização por toda a vida. Pedimos a compreensão da população porque cada frasco tem dez doses e, depois de aberto, não pode ser guardado. Então faremos a vacinação de forma a não desperdiçar”, lembrou Faganello. Todos os pacientes que desejarem tomar a vacina receberão orientação.

A enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, destacou que nas datas programadas serão feitas apenas vacinas contra febre amarela nas Unidades. Ela afirmou que podem ser vacinadas crianças a partir dos 9 meses de idade. Grávidas não devem tomar a vacina. Mães que estão amamentando só devem tomar se o bebê já estiver com mais de seis meses de idade. A aplicação da vacina em idosos com mais de 60 anos depende das condições de saúde de cada paciente.

VACINAÇÃO CONTRA FEBRE AMARELA

UBS 1 (Centro) – quarta-feira

UBS 2 (São Jorge) – segunda-feira

UBS 3 (São Manoel) – quinta-feira

UBS 4 (São Francisco) – sexta-feira

UBS 5 (Alvorada) – terça-feira

ATENDIMENTO NO DIA D (17 DE MARÇO)

UBS1 – das 8h às 17h

UBS 2 – das 8h às 17h

UBS 5 – das 8h às 17h