Urologista orienta pacientes sobre formas de evitar e prevenir o câncer de próstata

A moderação no consumo de gorduras e álcool e a realização de exames preventivos periódicos são as melhores armas no combate ao segundo tipo da doença mais comuns entre os homens

O médico urologista José Lourenço Jorge Alvarenga, que atua na rede municipal de saúde de Nova Odessa há quase 30 anos, conversou individualmente com usuários da UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Marajoara sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. A ação desta terça-feira (19) faz parte do “Novembro Azul”, mês dedicado à saúde do homem e ao debate sobre formas de evitar e prevenir a doença.

O especialista chegou ao posto de saúde na companhia da coordenadora das UBS’s do município, Lucilene Della Ponta Araújo, e passou a conversar com os usuários que aguardavam atendimento na sala de espera e em outros setores da UBS. Alvarenga explicou as vantagens de estar sempre em dia com os exames e informou os usuários sobre o mutirão de consultas com urologistas que será realizado no próximo dia 30, no Ambulatório de Especialidades Médicas.

O urologista reforçou que os homens devem fazer exames preventivos entre 40 e 45 anos. “Recomendamos o início dos exames de PSA (que mede o nível do antígeno prostático específico), substância produzida pela próstata, e de toque a partir dos 45 anos. Se o paciente for negro ou tiver casos na família, precisa começar cinco anos antes. Vale frisar que só o PSA não é suficiente, pois 20% dos casos são detectados apenas com o toque”, enfatizou o médico, complementando com a informação de que 20% dos tumores na glândula masculina só são detectados com exame de toque retal.

PALESTRA NA CODEN

A moderação no consumo de gorduras e álcool e a realização de exames preventivos periódicos são as melhores armas no combate ao câncer de próstata – segundo tipo da doença mais comuns entre os homens (atrás do câncer de pele). A recomendação foi reforçada pelo médico urologista José Lourenço Jorge Alvarenga, em palestra ministrada a funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa), responsável pelos serviços de água, esgoto e manejo de resíduos no município, na semana passada. A atividade, que integra as ações do “Novembro Azul”, mês dedicado à saúde do homem, foi acompanhada pelo secretário de Saúde Vanderlei Cocato e os diretores da companhia, Ricardo Ongaro (presidente), Eric Padela (técnico) e Daniel Lorençatto (financeiro).

De acordo com o urologista, a cada sete minutos, um homem é diagnosticado com a doença no mundo. O tumor prostático maligno mata uma pessoa a cada 38 minutos, segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

O enfermeiro André Barros chamou a atenção dos presentes para o mutirão de consultas que será realizado no próximo dia 30, no Ambulatório de Especialidades Médicas do município. Nesse dia, os pacientes da rede municipal poderão levar laudos médicos para a avaliação de seis urologistas, que ficarão de plantão das 8h às 12h.

MAIS ORIENTAÇÕES

Nesta quinta-feira (21), será a vez de pacientes da UBS do São Francisco receberem as orientações; e na sexta, os do Jardim Alvorada Alvorada. Na quinta, a ação também será realizada em empresas do município. As orientações continuam na próxima quarta (27), no Clube da Melhor Idade; e na quinta (28), em visita a empresas da cidade.

CHECK-UP AZUL

Até o próximo dia 30, os pacientes da rede municipal de Nova Odessa podem realizar um check-up completo em três unidades básicas de saúde, entre 7h e 12h: Centro, que também atende moradores do São Jorge, do São Francisco e da região do Pós-Anhanguera; do Jardim Marajoara; e do Jardim Alvorada, que, além dos usuários daquela região, compreende as pacientes da UBS 3 (Jardim São Manoel). No exame de sangue, são analisados indicadores importantes de saúde, como glicemia, colesterol, ureia, creatinina, sódio, potássio, TGO, TSH e T4 livre. As ações especiais voltadas aos homens foram iniciadas no dia 1º pela Secretaria de Saúde.