Unidades de saúde de Nova Odessa oferecem exames de rotina a crianças em janeiro

Basta o responsável levar a criança a uma das unidades de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia, em jejum de pelo menos seis horas

Janeiro é o mês da criança na rede municipal de saúde de Nova Odessa. Até o dia 31, três UBS’s (unidades básicas de saúde) vão realizar exames laboratoriais voltados à saúde dos pequenos. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, não há necessidade de pedido médico. Basta o responsável levar a criança a uma das unidades de segunda a sexta-feira, das 7h ao meio-dia, em jejum de pelo menos seis horas.

Realizada na reta final do período de férias escolares, a ação preventiva integra o projeto “Saúde em Dia”, promovido pela Prefeitura. Por meio da coleta de sangue e fezes, os pacientes mirins terão a análise de indicadores importantes, como creatinina, ureia, glicose, colesterol total, triglicérides, sódio, potássio, ferritina e ppf (protoparasitológico de fezes).

“Dedicamos os meses de outubro e novembro à saúde da mulher e do homem, respectivamente, com check-ups e mutirões de exames na rede municipal. Agora, preparamos essa ação voltada às crianças. Os exames preventivos nessa fase são fundamentais para o diagnóstico de doenças que, se tratadas precocemente, têm mais chances de serem curadas. Por isso, pedimos aos pais que levem seus filhos à unidade mais próxima da sua casa”, afirmou o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato.

O atendimento especial às crianças de até 12 anos foi iniciado nesta segunda-feira (6) e terminarão no dia 31 de janeiro nas unidades básicas de saúde do Centro, que também atende moradores do São Jorge, do São Francisco e da região do Pós-Anhanguera; do Jardim Marajoara; e do Jardim Alvorada, que, além dos usuários daquela região, compreende as pacientes da UBS 3 (Jardim São Manoel).