in

Um em cada 7 moradores de Nova Odessa está desempregado, aponta levantamento

Estudo da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas) mostra que a taxa de desemprego em fevereiro ficou em 15,3% na cidade, a maior entre os municípios da microrregião

um-em-cada-7-moradores-de-nova-odessa-esta-desempregado-aponta-levantamento-jno

Um em cada sete moradores de Nova Odessa estava sem emprego em fevereiro. É o que mostra levantamento divulgado pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), levando-se em consideração a PEA (População Economicamente Ativa). Naquele mês, a taxa de desempregado na cidade ficou em 15,3%, o que representa 6.773 pessoas desempregadas. O percentual é o maior entre os municípios da microrregião, o segundo maior da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e quase duas vezes a média registrada na região, que foi de 8,42%.

Entre as cidades que compõem a microrregião, Santa Bárbara é a que registrou a menor taxa de desempregado, com apenas 0,72% da população economicamente ativa sem trabalho, o que representa 1.002 pessoas. Sumaré, com taxa de 3,04% e 5.723 moradores em busca de trabalho, aparece na sequência. Já Hortolândia registrou, em fevereiro, taxa de desemprego de 6,21% (9.624 pessoas) e Americana, taxa de 7,1% (11.778 moradores). Os 15,3% registrados por Nova Odessa em fevereiro são maiores, inclusive, que a taxa de dezembro de 2021, que ficou em 14,06%, levando o município a encerrar o ano passado com a maior taxa de desempregados de toda a Região Metropolitana de Campinas.

No sábado, o JNO mostrou que Nova Odessa foi a única entre as 20 cidades da RMC com saldo negativo de empregos no primeiro trimestre deste ano, ou seja, com número maior de demissões do que contratações entre janeiro e março. De acordo com dados divulgados pelo Ministério do Trabalho, por meio do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o saldo no Paraíso do Verde ficou “no vermelho” em 78 postos de trabalho. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, quando a cidade registrou saldo positivo de 557 empregos, a queda chega a 114%.

Os dados do Ministério do Trabalho mostram que, nos 90 primeiros dias de 2022, os principais setores, como indústria, serviços e comércio, somaram 3.095 contratações. Porém, ao mesmo tempo, demitiram 3.173 trabalhadores, gerando o saldo negativo de 78 postos de trabalho, o único entre as 20 cidades da Região Metropolitana, que é formada por Americana, Artur Nogueira, Campinas, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor, Morungaba, Nova Odessa, Paulínia, Santa Bárbara d’Oeste, Santo Antonio de Posse, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

Procurada para comentar a taxa de desemprego em Nova Odessa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico não respondeu ao questionamento até o fechamento desta edição.