in

Troca de alimentos por vale-camisetas ocorre até sexta-feira

Caminhada Outubro Rosa de Nova Odessa será sábado, dia 28, às 8h, em frente da Prefeitura

A Campanha Outubro Rosa de Nova Odessa estará trocando alimentos por vale-camisetas até amanhã, dia 27, no Clube da Melhor Idade. No sábado, dia 28, ocorre a partir das 8h a Caminhada de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e outras doenças que acometem as mulheres. A expectativa é arrecadar 3 toneladas de alimentos não-perecíveis.
Para cada camiseta, o Fundo Social de Solidariedade pede a doação de dois quilos de alimentos, como arroz, feição, óleo, leite e macarrão, não sendo aceitos sal e açúcar. Com o vale trocado no Clube, as pessoas retiram as camisetas na hora da Caminhada Outubro Rosa, com direito a um kit lanche. O percurso inicia em frente ao Paço Municipal e será conduzido por trio elétrico até a Praça Central José Gazzetta.
“As camisetas foram produzidas através de parceria com empresas. São estilizadas e de modelo novo, ainda mais bonitas que a dos anos anteriores”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “Convidamos a todos para participar de mais essa mobilização pelo Outubro Rosa”, ressalta. Ainda restam camisetas nos tamanhos M, G e GG – acabaram P e EGG.
Na sexta-feira (20), a Campanha proporcionou o atendimento especial por uma médica de Atenção Básica a 23 idosas no Clube da Melhor Idade. Foram dadas orientações, entregues folderes sobre a importância do autoexame e pedidos de exames no trabalho de prevenção e combate ao câncer de mama. Além disso, profissionais de estética forneceram dicas de cuidados com a pele e maquiagem.
A Secretaria de Saúde tem realizado uma série de atividades, como orientação e promoção à saúde da mulher através de rodas de conversas com enfermeiras nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Os Postos de Saúde estão com decoração temática e o setor de Odontologia realizando orientações em conjunto com a equipe de Enfermagem, sobre a saúde bucal das mulheres.

MUTIRÃO DE EXAMES
A Secretaria de Saúde realiza neste sábado, dia 28, nova etapa do mutirão de mamografia e ultrassom de mamas. São 50 atendimentos para cada exame no Hospital e Maternidade Municipal Dr. Acílio Carreon Garcia. A iniciativa integra a Campanha Outubro Rosa e deve zerar a demanda de exames do tipo na cidade.
Mulheres que já são atendidas na Rede Pública de Saúde e que tinham exames solicitados podem participar do mutirão. A paciente deve se dirigir à UBS mais próxima e pegar o encaminhamento para o exame.A troca dos alimentos por vale-camiseta pode ser feito das 8h às 17h até a sexta-feira, dia 27, no Clube da Melhor Idade, que fica na rua Heitor Penteado, número 199, no Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 17h e o telefone para mais informações, (19) 3476-6053.