in

TRE acata recurso e mantém Bill no cargo de prefeito

Por unanimidade os cinco juízes do Tribunal Regional decidiram que o prefeito fica

Na tarde de ontem, por unanimidade, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral acataram o recurso do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza e derrubaram a decisão da cassação de sua candidatura e do seu vice, Oscar Berggren Neto.
No TRE, cinco juízes votam. Na decisão que manteve o prefeito no cargo, os cinco juízes foram favoráveis ao recurso e decidiram que o prefeito cumprirá seu mandato até 2020.
“Sempre acreditei na Justiça Divina e na Justiça dos homens. Hoje tenho certeza de que essa justiça foi feita. Uma entrevista não mudaria o resultado que foi expressado por mais de 50% dos eleitores de Nova Odessa”, disse o prefeito Bill ontem à tarde.
Na ação, proposta pelo ex-candidato a vereador Wladiney Brigida, o prefeito era acusado de abuso de poder econômico por ter concedido uma entrevista à Rádio Paraíso FM no dia da eleição municipal do ano passado.
Em primeira instância, o juiz Gabriel Baldi de Carvalho cassou a candidatura de Bill e do vice-prefeito, Oscar Berggren, aceitando o argumento da acusação de que a entrevista concedida em frente à Escola Municipal Dante Gazzetta teria se transformado em um comício, já que o carro da rádio estava com a porta aberta e o som ligado.
Bill afirmou posteriormente que esteve na escola para votar – já que ali é seu colégio eleitoral. Além disso, segundo o prefeito, ele apenas respondeu às perguntas feitas pelo jornalista, numa entrevista que durou menos de cinco minutos.
A decisão da cassação foi publicada no início de dezembro. Os recursos foram protocolados junto ao TRE, o prefeito foi diplomado e tomou posse no dia 1 de janeiro desse ano. Em maio, a Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer contrário ao recurso do prefeito, mas sugeriu que a pena de inelegibilidade não fosse aplicada ao vice-prefeito.
Ainda cabe recurso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).