O Setor de Trânsito da Prefeitura de Nova Odessa realiza nesta semana novas etapas do programa de modernização na sinalização em pontos críticos da cidade. O principal foco do trabalho foi novamente a Avenida Ampelio Gazzetta, altura dos cruzamentos com a Avenida Ernesto Sprogis e com a Rua Heitor Cibin, altura do Jardim Bela Vista.
Além disso, o trabalho de revitalização da sinalização horizontal foi feito também ao longo de um grande trecho da Rua Goiânia, no Jardim São Jorge, especialmente na altura do cruzamento com a Rua Rio de Janeiro – duas das mais movimentadas do bairro.
Os serviços realizados pela Prefeitura têm a finalidade de gerar mais segurança e evitar acidentes nesses pontos, e incluem a pintura de toda a sinalização de solo da via – ou seja, as faixas, sinais de “pare” e faixas de pedestres.
Na Avenida Ampelio Gazzetta, o trabalho na sinalização complementa outra iniciativa da Prefeitura: a adoção da “Onda Verde”, através do qual a Prefeitura vem modernizando os semáforos desta via, sincronizando os tempos dos equipamentos e, assim, diminuindo o tempo de espera e melhorando a mobilidade urbana.
“YELLOW BOX”
No cruzamento com a Rua Heitor Cibin, também foi feita uma pintura de uma caixa de segurança, também chamada de “yellow box” (literalmente, “caixa amarela”). Ela funciona como uma orientação para os motoristas que, naquele espaço (normalmente cruzamentos, rotatória e “balões”), não se pode parar ou estacionar o carro, para não obstruir a passagem de carros e causar congestionamentos, lentidão e acidentes. Essa mesma sinalização já havia sido adotada na “rotatória do IZ”, na Rua Heitor Penteado, no Centro.
Segundo a autoridade municipal de Trânsito, Benedito Goes Neto, essas alterações na sinalização garantem mais segurança aos pedestres e evitam congestionamentos e lentidão nos trechos beneficiados. “Esse é um dos serviços que contribuem para a modernização do trânsito da Ampelio Gazzetta, seguindo o projeto da ‘onda verde’, além de gerar mais segurança dos pedestres e motoristas que percorrem a via”, disse.
“ONDA VERDE”
A “Onda Verde” também prevê a “repaginação” da ciclovia que percorre todo o canteiro central da avenida – por onde passa o Corredor Metropolitano Noroeste do Transporte Coletivo –, com uma pintura nova e correções de pontos com problemas estruturais, e a instalação de um conjunto semafórico em frente ao Instituto de Zootecnia.
O projeto é um sistema bom em que todos os semáforos de uma via abrem de forma sequencial, facilitando a passagem dos carros que respeitam a velocidade máxima indicada. Dessa forma, os semáforos ficarão “verdes” em sequência e no tempo exato para que os veículos passem simultaneamente tendo de parar no “vermelho” apenas uma vez.
O objetivo é diminuir o tempo de espera dos carros no local, ou seja, eles ficarão menos tempo em cada semáforo, melhorando dessa forma a mobilidade urbana da área, que fica muito movimentada em horário de pico.