in

Torneio de futsal abre programação do ‘Novembro Azul’ em Nova Odessa

Mês de conscientização do câncer de próstata traz ainda palestras e mutirão na Saúde

Cinco equipes de futsal reunidas e carregando uma mesma bandeira: a do Novembro Azul. Assim foi o torneio esportivo realizado na manhã do último sábado, dia 3, no Ginásio Municipal de Esportes Jaime Nércio Duarte, no jardim Santa Rosa. A ação inicia o mês de conscientização dos homens sobre o câncer de próstata, que terá ainda palestras e um mutirão com médico urologista em Nova Odessa.

Os times eram formados por homens acima dos 40 anos, que estiveram em quadra para o torneio comemorativo à data, cujo lema é “Cuidar da Saúde também é coisa de homem”. A equipe do Juventude foi a ganhadora, superando UVA, Triunfo, Independente e Toque de Bola. A partida final, inclusive, foi vencida por 3 a 2 pelo Juventude contra o Triunfo no último lance de jogo.

A ação é uma parceria entre o Fundo Social de Solidariedade e as Secretarias de Saúde e de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo. “Essa iniciativa chama a atenção dos homens para os cuidados preventivos com a saúde, em especial o câncer de próstata, que age silenciosamente”, destaca o coordenador dos médicos de Nova Odessa, o urologista José Lourenço Jorge Alvarenga.

“Foram cerca de 50 jogadores levantando a bandeira da prevenção, algo muito importante”, acrescenta o secretário de Esportes, Levi Tosta. O torneio contou com o apoio do Drogão Popular, empresa parceira do Fundo Social de Solidariedade, que doou camisetas para os jogadores. “A ideia é despertar o hábito de pensar em prevenção”, destaca a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Andréa Souza.

Programação

Conforme a programação elaborada pela Secretaria de Saúde, nesta terça-feira, dia 6, haverá uma palestra na Garagem Municipal voltada aos servidores que atuam no local, sobre a importância de procurar o médico e sobre os riscos da doença. No dia 13, será a vez dos funcionários da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) receberem a orientação do urologista.

No dia 21, o urologista ‘Dr. Lourenço’ fará uma palestra no auditório da Prefeitura e o evento é aberto à população em geral. Na noite do dia 22, em parceria com o Grupo Solo, haverá uma orientação em frente à Prefeitura de Nova Odessa. Já no dia 24, a Secretaria de Saúde vai promover o “Sábado Azul”, um mutirão de atendimento com urologistas no Ambulatório de Especialidades, das 8h às 12h.

Também está programada uma palestra com urologista e um dentista no Clube da Melhor Idade. “É um costume que precisamos estimular nos homens, porque o câncer de próstata pode ser mortal”, explica o secretário de Saúde, Vanderlei Cocato. “É uma série de ações e atividades para conscientizar a população masculina sobre a importância de procurar atendimento médico”, finaliza.