in

“Toda comunidade tem que comemorar”, disse o presidente da AAANO, Carlos Pinotti

Ainda segundo ele, a proteção de animais é uma questão de saúde pública e merece devida atenção

toda-comunidade-tem-que-comemorar-disse-o-presidente-da-aaano-carlos-pinotti-jno

Para o presidente da Associação Amigos dos Animais de Nova Odessa (AAANO), Carlos Pinotti, a aprovação do projeto é um grande passo para a causa animal e motivo de comemoração. “A causa animal, como um todo – protetores e ONGs – estão comemorando porque é uma luta que vem de muito tempo. Há muitos anos que estamos pedindo para aumentar a punição porque, infelizmente, só o processo criminal e a multa, pelo jeito, não estava dando tanto resultado. Agora, com a cadeia, quem sabe nós iremos conseguir evitar isso (maus-tratos)”, opinou Pinotti.

Ainda segundo ele, a proteção de animais é uma questão de saúde pública e merece devida atenção. “A causa animal é uma questão de saúde pública, animais sentem dor, medo, frio e fome. Ou seja, é um ser vivo como qualquer outro e precisa de atenção, precisamos representá-los de alguma forma e eu acho que com a aprovação deste projeto, realmente, vai fazer toda a diferença. Agora só estamos aguardando o presidente sancionar, mas ao que tudo indica ele (Bolsonaro) vai sancionar”, disse o presidente.

Pinotti ainda chamou a atenção da população sobre como proceder em casos de denunciais. “É muito importante as pessoas de nunciarem de forma efetiva e organizada. Não é só pegar uma denunciar e jogar para um protetor (de animais) correr atrás. Não! Quem viu, quem presenciou é que tem que denunciar corretamente”, orientou.

toda-comunidade-tem-que-comemorar-disse-o-presidente-da-aaano-carlos-pinotti-jno

DENÚNCIAS

Carlos Pinotti ainda explicou quais as medidas devem ser tomadas por quem presenciar situações de maus-tratos. “A pessoa tem que ir até a Policia Civil, fazer um boletim de ocorrência, registrar fatos, coletar provas (como fotos e filmagens) e, se possível, ter testemunhas. Além de ter conhecimento do que de fato é considerado maustratos”, relatou. MAUS-TRATOS Algumas situações que caracterizam maus-tratos: • Abandono • Agressões físicas, como: espancamento, mutilação, envenenamento; • Manter o animal preso a correntes ou cordas; • Manter o animal em locais não-arejados – sem ventilação ou entrada de luz; • Manter o animal trancado em locais pequenos e sem o menor cuidado com a higiene; • Manter o animal desprotegido contra o sol, chuva ou frio; • Não alimentar o animal de forma adequada e diariamente; • Não levar o animal doente ou ferido a um veterinário;

CASTRAÇÕES GRATUITAS

Outro fato comemorado por Carlos Pinotti foram as 1.000 castrações gratuitas viabilizada pelo Deputado estadual delegado Bruno Marcelo Lima que viabilizou recursos para as castrações em Nova Odessa. “Ficamos muito felizes, inclusive, comemoramos bastante porque é algo que estamos (AAANO) pedindo há anos e, agora, finalmente saiu. Castrações gratuitas são necessárias, é lei estadual e municipal por causa dos animais de famílias de baixa renda”, explicou Pinotti.

toda-comunidade-tem-que-comemorar-disse-o-presidente-da-aaano-carlos-pinotti-jno

A boa notícia foi postada, no Facebook, pelo ex-secretário de Governo, Wagner Morais, que teve um encontro com o delegado, conhecido por lutar pela causa animal. “Animais são amigos fiéis que nos acompanham por boa parte da nossa vida. Por isso é muito importante adotar ações de controle populacional dos animais e de incentivo à posse responsável. O deputado delegado Bruno Lima viabilizou recursos que estão permitindo a castração gratuita de mil animais em Nova Odessa. Agradeço a parceria do deputado, que é um dos amigos que conquistei nos últimos anos”, escreveu Morais em sua publicação.

INTERESSADOS

Os interessados no programa de castrações deve procurar o setor de protocolo na Prefeitura Municipal de Nova Odessa, das 8h às 16h. É preciso apresentar documentos pessoais e o Cartão +Saúde para fazer o pedido de castração.