Tiãozinho conhece projeto “Capacitação Solidária” e estuda implantar em Nova Odessa

Vereador discute com Prefeitura a possibilidade de oficinas gratuitas a quem busca emprego

O vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho (MDB), recebeu em seu gabinete esta semana a representante do projeto voluntário “Capacitação Solidária”. A iniciativa qualifica cidadãos interessados em ingressar ou voltar ao mercado de trabalho, com palestras e oficinas de dinâmica em grupo, como fazer currículo, a importância da imagem, participação em entrevistas de emprego e o uso adequado de redes sociais como o Facebook e o Linkedin.

O projeto foi apresentado ao vereador por Ana Costa, graduada em Comércio Exterior, com pós-graduação em Gestão Empresarial e Negócios, além de MBA em Gestão de Pessoa. A profissional atua há 20 anos na área de RH (Recursos Humanos) e em breve vai levar a iniciativa para as cidades do Rio de Janeiro/RJ e Porto Alegre/RS. Ana é moradora a 10 anos de Nova Odessa, vinda de São Paulo.

O objetivo é colaborar para a redução do desemprego, com as oficinas para os cidadãos superar dificuldades no reingresso ao mercado de trabalho. “Munir as pessoas de informações e qualificação”, resume. Ana Costa afirma que é possível colaborar com o PLT (Posto Local de Trabalho). “Para que, também, as empresas de Nova Odessa contratem mais pessoas daqui, com capacitação”, acrescenta.

A profissional afirma que para implantar o projeto é necessitário apenas de um local físico, com estrutura para receber os palestrantes especialistas e o público. “Esse trabalho voluntário é uma maneira de pensar no próximo e ajudar a cidade”, reforça Ana Costa. Ela inclusive possui um canal no Youtube com orientações relacionadas ao mercado de trabalho.

O vereador afirma que pretende levar o projeto para conhecimento da Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e da Acino (Associação Comercial e Industrial de Nova Odessa). “Vamos encaminhar e procurar saber da viabilidade do projeto junto ao secretário José Mário Moraes”, confirma Tiãozinho. “Para dar mais oportunidades ao pessoal de Nova Odessa”, completa.

OUTRO PEDIDO

Tiãozinho também é autor de requerimento aprovado esta semana na Câmara pedindo informações da Prefeitura de Nova Odessa a respeito da possibilidade de disponibilizar a antiga sala de fisioterapia da UBS (Unidade Básica de Saúde) 5, no Jardim Alvorada, para atendimento da médica infectologista da rede municipal.

O parlamentar diz ter sido procurado por munícipes que sugerem a transformação da antiga sala das atividades de fisioterapia da UBS 5 em um consultório exclusivo para a profissional de Infectologia. “A médica, Dra. Silvana, atende muitos pacientes que estão com tuberculose e outras doenças contagiosas”, explica Tiãozinho. “Além disso”, argumenta, “a sala atualmente se encontra vazia”.

Presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social da Câmara, o vereador mantém conversas com o secretário municipal de Saúde, Vanderlei Cocato. “Quero saber da possibilidade da médica ter uma sala adequada, devido ao grande número de atendimentos, principalmente de quarta-feira”, completa Tiãozinho. Com a aprovação na segunda-feira (dia 17), a Prefeitura tem 15 dias úteis para responder.