in

Terceira fase da campanha de vacinação contra gripe tem início tranquilo em Nova Odessa

A imunização prioritária dos quatro grupos ocorrerá até a próxima sexta (15)

O movimento nas unidades básicas de saúde de Nova Odessa foi tranquilo nesta segunda-feira (11), primeiro dia da terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe. Segundo balanço divulgado pela Secretaria de Saúde, 278 pessoas foram imunizadas. Até o final da semana, receberão a dose de forma prioritária crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, grávidas e mães no período de pós-parto (até 45 dias).

A vacinação segue nesta terça (12), das 7h30 às 15h30, nas UBS’s do Centro e dos jardins São Jorge, São Manoel, São Francisco, Alvorada e Marajoara. A imunização prioritária dos quatro grupos ocorrerá até a próxima sexta (15). A Secretaria de Saúde estima que mais de 4,2 mil pessoas nesses perfis estejam aptas à imunização. A meta é atingir ao menos 90%.

A segunda etapa da terceira fase será realizada entre 18 de maio e 5 de junho para professores das escolas públicas e privadas e adultos de 55 a 59 anos de idade. A divisão da fase final em duas etapas foi determinada pelo Programa Nacional de Imunizações após o cancelamento do Dia ‘D’ da campanha, que ocorreria no último sábado (9).

Na segunda fase, encerrada na sexta-feira passada (8), foram vacinados caminhoneiros, motoristas de ônibus, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, funcionários do sistema prisional, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e presos. O balanço da cobertura vacinal desses grupos não foi finalizado pela Vigilância Epidemiológica.

A Prefeitura de Nova Odessa imunizou 100% dos idosos e dos profissionais de saúde na primeira fase da campanha, realizada entre 23 de março e 15 de abril. Foram vacinadas 6.304 pessoas acima de 60 anos e 695 trabalhadores da área de saúde. A Secretaria de Saúde esclarece que a vacina não protege contra o novo coronavírus. No entanto, como é eficaz na prevenção ao vírus Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e B), auxilia os profissionais de saúde na identificação de infectados pelo novo vírus.

A secretaria reforça que as pessoas não imunizadas dos grupos prioritários enquadrados nas fases anteriores ainda podem procurar uma das unidades de saúde.