in

Técnica impecável marca concerto da Banda Sinfônica no Dia Nacional do Choro

Hoje, a população novaodessense terá mais uma oportunidade de prestigiar a Banda, que fará a trilha sonora da festa do padroeiro da Paróquia São Jorge

A Banda Sinfônica Municipal Professor Gunars Tiss provou, mais uma vez, porquê é reconhecida nacionalmente. Tocando o melhor do repertório brasileiro, em homenagem ao Dia do Choro, a corporação musical demonstrou toda a técnica e habilidade que possui em concerto especial realizado na noite de terça-feira, no Teatro Municipal Divair Moreira, em Nova Odessa. “Aos 32 anos, a Banda de Nova Odessa não é qualquer uma. Com 44 apresentações agendadas para o ano, uma agenda lotada de ensaios e novidades, nossos músicos são extremamente qualificados, habilidosos e estudiosos. Eu posso afirmar que foi mais um belíssimo espetáculo”, destacou o maestro Marcio Beltrami.

“Sem dúvida, a Banda Sinfônica é um dos nossos grandes presentes”, enalteceu o secretário de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta. “Sou suspeito em concordar, mas, realmente é um dos maiores patrimônios culturais de Nova Odessa”, endossou o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno. A cantora gospel novaodessense Raquel Cagliari, presente no concerto, também elogiou. “Meus ouvidos agradecem pelo som impecável. Maravilhoso. Perfeito. Eu só tenho que parabenizar todos os músicos e também agradecer por vocês representarem a minha cidade. Não foi só a técnica como também a emoção, a harmonia, a execução. Parabéns”, disse.

CHORINHO

Não à toa, o Dia do Choro é comemorado no aniversário do músico Alfredo da Rocha Vianna, o Pixinguinha, um dos maiores compositores e icônico representante do estilo “chorinho”, um dos gêneros da música popular brasileira. “O choro pode ser considerado como a primeira música urbana tipicamente brasileira que, ao longo dos anos, se transformou em um dos gêneros mais prestigiados da música popular brasileira, reconhecido em excelência e requinte”, conta Beltrami.

O maestro explicou que o programa foi pensado especialmente para a data comemorativa, com seis peças, abrindo pela icônica “André de sapato novo”, de André Victor Corrêa, e a famosa “Tico Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu, já para impactar o público. Teve também “Chorinho para Radegundis” (Luiz Carlos e Bembem Dantas), “Seis no Choro” (vários compositores) e Nivaldo no Choro (Severino Araújo). Se teve um ponto mais alto, foi o encerramento com o melhor de Pixinguinha no “medley” “Desprezado, Proezas de Sólon, Lamentos, Vou Vivendo, Ainda me Recordo” e, por último, “Carinhoso”, a obra mais reconhecida do compositor, executado por um “sósia” do próprio Pixinguinha na caracterização do músico Denis Cruz ao saxofone. “Épico”, contou Marcio Beltrami.

Hoje (25), a população novaodessense terá mais uma oportunidade de prestigiar a Banda, que fará a trilha sonora da festa do padroeiro da Paróquia São Jorge. O evento será realizado a partir das 20h, nesta quinta-feira (25), no salão de eventos Jaime Vaughan, no Jardim São Jorge.

A Banda Sinfônica foi fundada em 1987 e tem sua trajetória marcada pela conquista de nove títulos de campeã estadual e outros importantes títulos como vencedora da edição de 1997 do Concurso Pró-Banda da Secretaria Estadual de Cultura do Estado de São Paulo e bicampeã nacional de bandas nos anos de 1999 e 2000. A corporação possui três CDs gravados e é referência para grupos musicais de todo País.

Outras informações sobre as apresentações da Banda podem ser obtidas na Diretoria de Cultura e Turismo, que fica na Avenida João Pessoa, 253. O telefone é o 3466-2196.