in

Taxa de letalidade por Covid é a maior da região e supera Estado

Comparação foi feita com o balanço divulgado pelas prefeituras na última sexta-feira; Nova Odessa registra 156 mortes e 3.882 casos confirmados do novo coronavírus

taxa-de-letalidade-por-covid-e-a-maior-da-regiao-e-supera-estado-jno

Com 156 mortes entre os 3.882 casos confirmados do novo coronavírus, Nova Odessa tem a maior taxa de letalidade (4%) pela doença de toda a microrregião e supera até mesmo o Estado de São Paulo. Para o cálculo, a reportagem considerou o boletim divulgado na última sexta-feira (21) pelas prefeituras de Americana, Hortolândia, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré, assim como o balanço da mesma data divulgado pelo governo estadual. Procurada, a Secretaria de Saúde não se manifestou até o fechamento da edição sobre a “liderança” no triste ranking.

Mais próxima de Nova Odessa está a cidade de Hortolândia. Com 511 mortes registradas entre os 14.080 casos positivos do novo coronavírus, o município tem taxa de letalidade de 3,6%. Na sequência, aparece Sumaré, cuja taxa está em 3,5% – são 747 mortes entre os 21.218 casos positivos da Covid-19. Depois aparecem Santa Bárbara d’Oeste, com taxa de letalidade em 3,2%, e Americana, que tem a menor taxa da microrregião (3%). No Estado de São Paulo, a taxa de letalidade atual é de 3,3%. São 107,6 mil mortes entre os 3,19 milhões de casos positivos do novo coronavírus.

 

CASOS SUSPEITOS

Há ainda 583 casos suspeitos em investigação (-32 em 72h), de pacientes que procuraram atendimento médico com sintomas respiratórios, e seis possíveis óbitos (número idêntico ao do dia anterior). Há um óbito suspeitos a mais sob investigação, totalizando 7 no momento.

O total de moradores de Nova Odessa internados com sintomas respiratórios ou de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) também permaneceu estável. Eram, na manhã do dia 24/05, oito pacientes internados na UR (Unidade Respiratória do Jardim Alvorada), cinco na nova ala respiratória do Hospital e Maternidade Municipal e 33 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) de hospitais de outras cidades da região e do Estado.