in

Taxa de desempregados em Nova Odessa é a maior entre as cidades da microrregião

Em setembro, 12,01% da população economicamente ativa da cidade não estava trabalhando, o que representa 5.205 desempregados, de acordo com estudo divulgado pela Acic Campinas.

taxa-de-desempregados-em-nova-odessa-e-a-maior-entre-as-cidades-da-microrregiao-jno
Foto: Marcello Casal / agBR

Nova Odessa registrou, em setembro, a maior taxa de desempregados na comparação com as cidades da microrregião (Americana, Hortolândia, Santa Bárbara e Sumaré). De acordo com o “Índice de Desemprego” elaborado pela Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas), 12,01% da população economicamente ativa da cidade não estava trabalhando naquela mês, o que representa 5.205 desempregados. Na RMC (Região Metropolitana de Campinas), o índice de Nova Odessa é o quarto pior, ficando à frente apenas de Paulínia, Jaguariúna e Valinhos.

Ao todo a cidade registrou em setembro 38.134 mil trabalhadores em postos formais (19.598) e informais (18,536). Para se ter uma ideia, o índice de desempregados em Santa Bárbara – o menor da microrregião – foi de apenas 2,43%, o equivalente a 3.311 pessoas sem trabalho. O levantamento é feito com base em números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministériio do Trabalho e Emprego, que mede as vagas com carteira assinada.

Essa não é a primeira vez que Nova Odessa registra o maior índice de desemprego da microrregião. Em maio, a taxa foi ainda maior (16,44% e7.037 desempregados), de acordo com o estudo da Acic Campinas. Naquela ocasião, a cidade registrou a segunda mairo taxa da Região Metropolitana de Campinas.

OUTRO LADO. Em nota, a Prefeitura de Nova Odessa se defendeu alegando que o estudo apresentado pela ACIC “ainda reflete o desempenho do emprego formal (com carteira assinada) em anos anteriores. “Destacamos que nossa economia está reagindo bem neste ano, com excelentes resultados até aqui, o que certamente vai refletir nos estudos futuros da ACIC quanto à ocupação da PEA (População Economicamente Ativa) da cidade. Apenas no nono mês de 2021, o saldo positivo municipal foi de 281 contratações a mais que demissões, o sexto melhor resultado dentre as 20 cidades que compõem a RMC (Região Metropolitana de Campinas), mostra outro levantamento regional comparativo feito também pelo Departamento de Economia da ACIC”, traz a nota.