in

Tarifa de água tem reajuste

Agência Reguladora Ares-PCJ determina reajuste de 5,35% a partir do mês de abril.

Tarifa de água

A Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) determinou que o reajuste anual seja de 5,35% na tarifa dos serviços de água e esgoto cobradospela Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa). O novo valor, válido também para a tabela de serviços, entra em vigor a partir das contas de abril, com vencimento em maio.
A Agência Reguladora emitiu parecer após analisar as projeções e investimentos da Coden, além de utilizar critérios estabelecidos por cálculo de uma fórmula paramétrica, que leva em consideração diversos fatores. O documento foi discutido e aprovado em reunião,na quarta-feira (1º/3),por membros do CRCS (Conselho Municipal de Regulação e Controle Social).
O indexador utilizado como base, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), é o menor registrado dentre os cinco mais utilizados no país. No ano passado, o reajuste tinha sido de 5,51%.Agora, a Coden solicitou novo valor projetando as despesas e levando em conta os acréscimos na tarifa de energia elétrica e os gastos com folha de pagamento, materiais eserviços de terceiros.
“A Ares-PCJ fez o estudo e chegou à conclusão que o repasse do IPCA, de 5,35%, é o suficiente para que a Coden possa manter suas atividades e investimentos pelos próximos 12 meses”, explica o diretor-financeiro da Companhia, Brauner Antonio Feliciano. Representantes da Agência Reguladora explicaram que o índice de reposição inflacionária definido visa ao equilíbrio econômico e financeiro da Coden.
Dentre os assuntos discutidos na reunião estiveram ações do Plano Municipal de Saneamento Básico, do Plano de Combate às Perdas, a qualidade da água distribuída na cidade– analisada por até 197 parâmetros anualmente – e o monitoramento de pressão na rede. Os investimentos planejados para os próximos 12 meses somam R$ 15,064 milhões, dos quais R$ 2,286 milhões com recursos próprios.