O Cemitério Municipal de Nova Odessa voltou a ser alvo de reclamações de frequentadores por conta da falta de manutenção. Várias pessoas enviaram fotos e relatos sobre a situação do campo santo à redação do Jornal de Nova Odessa, que também esteve no local e constatou vários problemas como mato alto e entulhos em vários corredores, sepulturas danificadas e até tambores plásticos amontoados nos fundos do cemitério. Essa não é a primeira vez que o estado de conservação gera reclamações. A situação do Cemitério Municipal, inclusive, já gerou requerimentos e debates na Câmara. Em uma das fotos recebidas pelo JNO é possível ver até mesmo ossos humanos expostos em uma sepultura.
“A gente passa um tempo sem vir aqui no cemitério e quando volta, a situação é a mesma. Parece que nunca tem manutenção aqui. A gente vê sepulturas danificadas, é mato alto no corredor e até mesmo tijolos, pedaços de construção. Tá faltando respeito com quem tem um parente querido enterrado aqui no hospital”, reclamou o protético Alexandre da Silva Pereira, que esteve no cemitério na última segunda-feira para visitar o túmulo do enteado.
No último feriado de Finados, que é comemorado no início de novembro, quem passou pelo campo santo também se assustou com a situação. A principal reclamação foi em relação à dificuldade de acesso aos túmulos por conta das sepulturas verticais. “Confesso que fiquei assustada com a má conservação do cemitério. A única coisa que fizeram foi pintar as guias, mas tinha muita folha e sujeira espalhada pelos corredores. Dava a impressão de que a última limpeza tinha sido feita há várias semanas”, contou a doceira Maria Alice do Carmo, que mora no 23 de Maio e esteve no cemitério para visitar o túmulo da sogra, que está enterrada ali desde 2013.
Já o mecânico de manutenção Olímpio Dante Kersis disse que se deparou com pilhas de blocos de concreto pelo cemitério, que prejudicavam a passagem de pessoas pelo local. “Tinha muito bloco de cimento pelos corredores, um perigo até para as crianças”, disse ele, que se deslocou, juntamente com sua esposa, até o cemitério no Dia de Finados para visitar o túmulo do cunhado.
OUTRO LADO. A reportagem do Jornal de Nova Odessa solicitou à Prefeitura, via assessoria de imprensa, uma posição sobre as novas reclamações em relação à manutenção no cemitério. Em nota, a Administração informou que mantém equipe fixa de zeladoria exclusiva para o Cemitério Municipal, com profissionais como pedreiro, servente e jardineiro, bem como materiais e equipamentos para que eles possam desempenhar um cronograma constante de trabalho no local. “No entanto, esse cronograma tem sido demasiadamente prejudicado pelas constantes chuvas que atingem a região há praticamente 90 dias. A gestão do Cemitério já vem tomando as medidas possíveis para incrementar esse cronograma”, traz a nota.