in

Servidores da UR de Nova Odessa recebem 2ª dose da vacina contra a Covid-19

De acordo com informações da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, mais 40 doses foram aplicadas na quarta-feira

servidores-da-ur-de-nova-odessa-recebem-2a-dose-da-vacina-contra-a-covid-19-jno

A Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, concluiu na quarta-feira (17/02) a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 nos servidores municipais das profissionais da área da Saúde que atuam na “linha de frente” no atendimento público na UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada, que funciona como a unidade de referência para os pDe acordo com informações da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, mais 40 doses foram aplicadas na quarta-feiraacientes com sintomas respiratórios de toda a cidade.

De acordo com informações da coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Paula Mestriner, mais 40 doses foram aplicadas na quarta-feira. No total, 57 servidores da UR foram atendidos, concluindo o ciclo de duas doses da vacina previsto pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde. A partir de quinta-feira (18/02), a segunda dose começa a ser aplicada nos servidores que atuam no Hospital e Maternidade Municipal – fase que deve ser finalizada até a sexta-feira ou sábado, dependendo das trocas de plantões do HMNO.

Com a aplicação da segunda dose, o organismo começa a produzir, depois de 15 dias, os anticorpos contra a Covid-19, como explica a coordenadora. “Aquela proteção prometida nos estudos de eficácia vacinal só vai ser obtida 15 dias após a segunda dose”, salientou.

Ela fez um alerta: “Independentemente de estar ou não imunizado contra o novo coronavírus, a verdade é que não será possível abandonar as máscaras tão cedo, já que depois de receber as suas doses a pessoa tem menos chances de ficar doente com a Covid-19, mas ela ainda pode ser uma transmissora da doença”, acrescentou.

“A vacina não evita que se entre em contato com o vírus, que a pessoa adquira o vírus e transmita o vírus aos outros. Ela vai evitar apenas que a pessoa adoeça e tenha a doença em suas formas mais graves. É essencial que toda a população compreenda isso”, reforçou a enfermeira.

GINÁSIO

O Ginásio Municipal do Jardim Santa Rosa também recebeu na quarta-feira mais um dia de vacinação para idosos com idade acima dos 80 anos. Foram mais 39 primeiras doses aplicadas em idosos que haviam realizado o pré-cadastro no site da Prefeitura.

O Município utilizou, até agora, 1.262 primeiras doses dos dois imunizantes recebidas do Governo até o momento, e aguarda o recebimento de novos lotes de vacinas para dar continuidade à imunização dos idosos – inclusive de parte do grupo com idades acima dos 80 anos, ainda não totalmente coberto. Em Nova Odessa, durante a aplicação, alguns frascos estão rendendo até 11 doses do imunizante.

“Todas essas vacinas estão sendo aplicadas em idosos com mais de 80 anos que realizaram o pré-cadastro pelo site da Prefeitura. Essa foi a fórmula encontrada pela Secretaria da Saúde para se evitar aglomerações e para que possamos disciplinar a vacinação por conta da escassez de imunizantes. O trabalho vem sendo conduzido de acordo com a oferta de vacinas encaminhadas pelo PNI (Plano Nacional de Imunização) do Ministério da Saúde”, repetiu Paula.

A vacinação para idosos em Nova Odessa é obrigada assim a fazer uma “pausa” até o próximo dia 23 de fevereiro, data prevista para recebimento de um novo lote de imunizantes do Ministério da Saúde.

À medida que o Governo Federal viabiliza mais doses às cidades brasileiras, as novas etapas do cronograma e novos grupos do público-alvo da campanha de vacinação contra a Covid-19 têm sido confirmados e imunizados pelo Governo de São Paulo e pelas prefeituras paulistas.

O lote mais recente de vacinas chegou a Nova Odessa no último dia 09 de fevereiro, incluindo 360 doses do imunizante da SinoVac/Instituto Butantan para início da aplicação da 2ª dose nos profissionais da linha de frente da Rede Municipal de Saúde. As vacinas não podem ser “misturadas”, ou seja, quem recebeu a primeira dose de um dos dois tipos deve receber o mesmo tipo na segunda vez.

Como o ritmo da vacinação dos demais grupos de idosos depende do recebimento de novos lotes de vacinas, a orientação da Secretaria Municipal de Saúde é para que as pessoas – todas as pessoas – continuam seguindo os protocolos sanitários, incluindo o uso constante de máscaras fora de casa, a higienização constante das mãos, o uso de álcool a 70% para limpar as superfícies de maior contato e o distanciamento social. Se possível, fique em casa.