in

Serviços Urbanos retira 20 toneladas de entulho no Jardim São Francisco

Material foi descartado irregularmente em ruas do bairro

Nova Odessa possui um Ecoponto, quatro LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária). Conta ainda com cerca de 230 lixeiras-papeleiras espalhadas por diversos pontos da cidade, entre outros equipamentos para o descarte correto dos entulhos. Mesmo assim, são constantes os casos de materiais deixados em locais inadequados. Recentemente, a Diretoria de Serviços Urbanos retirou 20 toneladas de entulhos no jardim São Francisco.

“Contamos com um cronograma com diversas ações para manutenção da cidade, entre elas a limpeza dos bairros. Nos surpreendeu a quantidade de entulho retirada em menos de uma semana de trabalhos no Jardim São Francisco”, explicou o diretor de Serviços Urbanos, Hélio Brito de Jesus.

“Infelizmente, muitos moradores não têm consciência dos problemas que o descarte ocasiona. A Prefeitura tem feito sua parte ao limpar as áreas, mas a população também tem responsabilidade e precisa colaborar”, disse. O diretor afirmou que são constantes os casos em que a Administração limpa uma área e, horas depois, o local já está sujo por conta de descartes feitos pelos próprios moradores.

Diretora de Meio Ambiente, Parques e Jardins, Fernanda Dagrela afirmou que o Município possui locais apropriados para o descarte e que depósito irregular destes materiais nas vias públicas causa problemas que vão além das questões ambientais. “Além da poluição ambiental e dos riscos destes materiais contaminarem o solo e lençol freático, temos também a questão da proliferação de animais peçonhentos e também problemas de saúde ocasionados por conta dos descartes”, afirmou.

Além da limpeza das áreas, a Prefeitura também tem intensificado a fiscalização com o intuito de coibir a prática e punir os responsáveis. A lei municipal 2.883/2014 proíbe o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em área inapropriada, com multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil em casos de reincidência.

DESCARTE CORRETO

No EcoPonto do Jardim Monte das Oliveiras é possível descartar materiais recicláveis, entulho de construção civil (até 1m³ por pessoa), madeiras e móveis usados, restos de poda, óleo de cozinha embalado em garrafa PET, roupas usadas, aparelhos eletrônicos e pneus (quatro unidades por pessoa). O espaço funciona de domingo a domingo, das 7h às 19h, na Rua Vilhelms Rosenbergs, esquina com a Rua Aristides Réstio, no Jardim Monte das Oliveiras.

Já os LEVs recebem apenas materiais recicláveis. Eles estão instalados no Parque Isidoro Bordon (Rua João Bolzan, 475, Mathilde Berzin), Bosque Manoel Jorge (Rua 15 de novembro, s/n, Jardim Santa Rosa) e Rua Manaus, s/n, Jardim São Jorge e funcionam 24 horas.

A cidade conta ainda com um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para descarte de recicláveis instalado na Praça Central José Gazzetta e que funciona 24h.

Denúncias de descartes irregulares podem ser feitas na Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Nova Odessa, localizada no Parque Ecológico Isidoro Bordon ou pelo telefone (19) 3466-0917.Também pode-se entrar em contato com a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.