in

Serviços municipais essenciais são mantidos em Nova Odessa nesta quarta-feira de feriado municipal

tce-barra-mais-uma-licitacao-agora-para-compra-de-produtos-de-limpeza-jno
DCIM100MEDIADJI_0212.JPG

Nova Odessa celebra nesta quarta-feira, dia 15 de setembro, o feriado municipal do Dia da Padroeira, Nossa Senhora das Dores. Dessa forma, o atendimento feito pelos órgãos não essenciais e burocráticos da Prefeitura fica suspenso na data, sendo retomado na quinta-feira (16/09). É o caso do Paço Municipal e demais repartições públicas não essenciais, que não terão expediente nesta quarta. 

No entanto, mesmo durante o feriado, os serviços públicos municipais essenciais à população serão mantidos normalmente – incluindo os de urgência e emergência das áreas de Saúde, Segurança, Trânsito e Defesa Civil, abastecimento de água e coleta de lixo, entre outros. Confira abaixo os detalhes de funcionamento de cada setor. 

SAÚDE 

Na Saúde, o Ambulatório de Especialidades Médicas, a Farmácia Central e as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) fecham nesta quarta-feira. A vacinação contra a Covid-19, centralizada no Ginásio do Jardim Santa Rosa, prossegue para manter ao atendimento de cidadãos maiores de 12 anos de acordo com o mês de nascimento (julho e agosto). 

Já o atendimento médico de urgência e emergência no Hospital e Maternidade Municipal segue 24h por dia. As solicitações de transporte para o Hospital podem ser feitas pelo telefone 192, no Setor de Ambulância, ou (19) 3476-8194, na recepção do Pronto-Socorro. A UR (Unidade Respiratória) do Jardim Alvorada atende normalmente, 24h por dia. 

SEGURANÇA 

Para as ocorrências de Segurança Pública, a GCM (Guarda Civil Municipal) atende normalmente pelos telefones (19) 3466-1900 e 153. Já a Polícia Militar do Estado pode ser acionada pelo 190. 

Chamadas para a Defesa Civil Municipal, em casos de desastres naturais como alagamentos, desabamentos, queda de árvores e outras, podem ser feitas a qualquer momento pelo número da Guarda Civil. A Defesa Civil também atende pelos telefones (19) 99523-6418 ou 99754-9260. 

ASSISTÊNCIA SOCIAL 

Não funcionam no feriado o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CAS (Centro de Assistência Social) e o Clube da Melhor Idade. 

DEMAIS SECRETARIAS 

As secretarias e diretorias de Habitação, Promoção Social, de Serviços Urbanos, Parques e Jardins, Segurança Municipal, Vigilância em Saúde, a Garagem Municipal, o Viveiro Municipal e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Esportes, Cultura, Lazer e Turismo, Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Educação e demais unidades do Paço Municipal também não abrem na quarta-feira. Também não funcionam no feriado Procon, PLT (Posto Local de Trabalho) e Junta Militar. 

CRECHES E ESCOLAS 

As creches e escolas da Rede Municipal não têm atividades presenciais ou administrativas neste feriado, mas as aulas retornam normalmente na quinta-feira. 

SANEAMENTO BÁSICO 

A Coden Ambiental informou que não haverá expediente administrativo no feriado municipal de quarta-feira (15/09). Já os serviços de captação, tratamento e distribuição de água, coleta, afastamento e tratamento de esgoto e de coleta de lixo vão funcionar normalmente. 

Para casos de emergência, como falta d’água ou rompimento de redes de água ou esgoto, a Coden disponibiliza um plantão de atendimento. As ocorrências podem ser comunicadas ao SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) a qualquer momento, através do telefone gratuito 0800 771-1195.

 O expediente retorna na quinta-feira, com atendimento presencial das 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e das 8h às 15h na sexta-feira. Outra opção nos dias úteis é o atendimento via WhatsApp (19 99599-7766), de segunda a quinta-feira, das 14h às 16h, e nas sextas-feiras, das 14h às 15h.