in

Semana tem Contação de Histórias para pais e filhos na Ludoteca em Nova Odessa

A Diretoria de Cultura e Turismo promove eventos em espaço aproveitando período de férias

Esta semana é oportunidade dos novaodessenses curtirem um programa cultural e de lazer entre pais, mães, filhos e filhas na Ludoteca, um espaço de brincadeiras, lazer e educação que funciona em uma casinha atrás da Biblioteca Municipal ‘Prof. Antônio Fernandes Gonçalves’. A Diretoria de Cultura e Turismo programou uma série de oficinas de Contação de Histórias, sempre a partir das 10h.

Abrindo a semana especial de eventos, ontem, o próprio diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno, fez às vezes de contador de história para um grupo de pais, filhos e adultos em geral. “É uma maneira de exercitar a imaginação, indo além do entretenimento. Estamos promovendo essas oficinas de contação de histórias sem ligação uma com outra, para públicos distintos”, destaca.

Educador por formação, além de ator e diretor de teatro, Cícero Edno organizou a programação com o intuito também de divulgar a Ludoteca, aberta desde o mês de maio ao público. É um espaço lúdico com objetivo educativo, recreativo e cultural redefinido para restituir o espaço de brincadeiras livres na Biblioteca Municipal. Funciona durante o horário comercial e tem diversos brinquedos infantis disponíveis.

Totalmente reformado e equipado com brinquedos através de doações de empresas e comércios da cidade, o espaço funciona na antiga casinha de madeira, que estava desativada. Com monitoramento de uma estagiária de Pedagogia e liderança do diretor de Cultura, pedagogo por formação, a Ludoteca tem ainda cursos livres de diversos temas, brincadeiras infantis, leitura, jogos e muitos passatempos.

Hoje, dia 17, é a vez da contadora de histórias Andréa Celegato, que realiza projeto voluntário a alunos de escolas municipais em Americana. Serão brincadeiras, contos e muita interatividade com as crianças. “O objetivo é tirar um pouco as crianças do computador e do celular, recuperando o ato de brincar e imaginar”, ressalta a contadora. Celegato incentiva ainda o gosto pela leitura.

A programação continua na quarta-feira, dia 18, com o grupo ‘Um Passarinho Me Contou’. Na quinta, dia 19, é oportunidade do grupo ‘Florescer de Histórias’ e na sexta-feira, dia 20, tem a oficina de contação de histórias com Elisabete Moreira. “As oficinas têm relação com o período de férias e são destinadas a todos os tipos de público interessados: infantil, juvenil e adulto”, completa Edno.

Agenda

A agenda cultural de julho tem ainda outras atrações gratuitas. Na sexta, dia 20, o Teatro Municipal Divair Moreira recebe a exibição gratuita do filme “TOC – Transtornada, Obsessiva e Compulsiva”, às 20h. Estrelado pela atriz e humorista Tatá Werneck, o longa-metragem é viabilizado pelo Programa Pontos MIS, parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e o Museu da Imagem e do Som.

No domingo, dia 22, a Estação Cultura recebe novo ‘Encontro de Carros Antigos’, com a exposição de veículos a partir das 9h. No dia 25, o Conselho Municipal de Cultura se reúne às 18h no auditório da Prefeitura. E no dia 30 tem nova edição do ‘Música na Varanda’, às 20h, no Casarão de Cultura Herman Jankovitz. A Ludoteca fica na avenida João Pessoa, 253, no Centro. O telefone para contato é 3466-2196.