Semana da Educação abre segundo semestre letivo em Nova Odessa

O secretário de Governo, Wagner Morais, parabenizou a secretária e todos os funcionários pela Semana da Educação e pela qualidade do ensino oferecido no município

Com uma palestra sobre autoconhecimento, relacionamento, comportamento e comunicação interpessoal, foi aberta nesta quarta-feira (24) a Semana da Educação de Nova Odessa. O evento, que marcou o início do segundo semestre letivo e contou com presença maciça dos funcionários da Educação, foi realizado na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) ‘Professora Alvina Maria Adamson’, no Jardim São Jorge.

“É muito importante o professor entender o perfil comportamental de cada aluno para poder se comunicar melhor com cada um. Esse conhecimento vai permitir que ele potencialize o desenvolvimento da criança”, sintetizou o palestrante Wagner Baroni, convidado pela Secretaria de Educação para pontuar a retomada dos trabalhos na pasta. Especialista em coaching, Baroni falou da importância do autoconhecimento e da identificação de perfis para o estabelecimento de comunicação eficaz e relacionamentos sem estresse.

Para a secretária de Educação, Claudicir Brazilino Picolo, a palestra cumpriu os papéis de reintegrar os servidores e proporcionar momentos de reflexão, descontração e crescimento pessoal para a retomada dos trabalhos. “Abrimos oficialmente o 2º semestre letivo, com uma atividade muito produtiva. A partir de amanhã [25], 1,2 mil crianças voltam às creches. Na segunda-feira [29], é a vez dos alunos da educação infantil e do ensino fundamental”, afirmou Claudicir, desejando bom trabalho aos quase 900 trabalhadores da pasta.

Outro destaque do evento foi a mostra fotográfica “Biosfera – a multiplicidade da vida”, projeto desenvolvido pela fotógrafa Márcia Nora. Montada no espaço do evento, a exposição tem caráter itinerante e busca, por meio de 23 imagens da fauna e da flora, despertar a consciência sobre a necessidade de preservação da vida.

45. “É um desafio muito grande fazer gestão pública e alcançar os índices que atingimos. Com muito trabalho e empenho de todos, estamos melhorando e ampliando nossa estrutura”, disse Morais, referindo-se a pesquisas e estudos que colocam o serviço prestado no município entre os melhores da RMC (Região Metropolitana de Campinas). Morais representou o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza no evento.

Entre os avanços na área de Educação, o secretário citou o funcionamento das creches 12 horas por dia; a inauguração do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) do Jardim Capuava, entregue em maio; o CMEI do Jardim Santa Luiza, na fase de acabamento; além de reformas, ampliações de escolas e concursos públicos para melhorar o atendimento e as condições de trabalho dos funcionários do setor.

OUTRAS ATIVIDADES

A Semana da Educação de Nova Odessa continua na quinta-feira (25), com atividades internas para professores (correção de provas e planejamento); e na sexta (26), quando um grupo de educadores vai visitar o Museu Afro Brasil, instalado no Parque Ibirapuera, na capital paulista. O espaço tem 11 mil metros quadrados e um acervo com mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros.