in

Semáforo da Ampelio Gazzetta com a Oscar Berggren entra em operação neste sábado, às 8h

Entra em operação neste sábado (17/07), às 8h da manhã, o novo conjunto semafórico instalado pela Prefeitura de Nova Odessa para a reabertura, após seis anos, do cruzamento entre as avenidas Ampelio Gazzetta e Oscar Berggren, na região dos bairros industriais Harmonia, Eneides e Fritz Berzin. O semáforo vinha piscando “no amarelo” ao longo da última semana, de forma a alertar os motoristas que passavam pelo local da alteração no trânsito.

O cruzamento em si estava fechado com cavaletes até que o semáforo entrasse em operação. Mesmo com grandes faixas indicando a mudança, o Setor de Trânsito pede que os motoristas e pedestres tenham atenção redobrada ao passar pelo local a partir de agora. O equipamento conta inicialmente com três fases, mas não estão descartados ajustes técnicos posteriores.

A reabertura do cruzamento havia sido informada pelo prefeito Cláudio José Schooder, o Leitinho, e seu vice, Alessandro Miranda, o Mineirinho, a um grupo de empresários, em reunião no último dia 18/06. Tratava-se de uma reivindicação antiga dos empresários, facilitando o acesso de materiais e funcionários às fábricas do distrito industrial.

Até então, os veículos que deixavam a região em direção a Americana ou a Rodovia Anhanguera têm que tomar a Ampelio em direção a Sumaré e fazer um perigoso retorno bem mais à frente, no cruzamento com a Rua Theófilo Sniker (altura da antiga Etec – Escola Técnica Estadual).

Segundo a autoridade de Trânsito da cidade, Benedito Goes Neto, tanto a instalação do conjunto quanto as obras civis necessárias foram feitas por equipes do próprio Setor de Trânsito, da Secretaria de Obras e Planejamento (através do Setor de Serviços Públicos, também conhecido como “Garagem Municipal”) e da Coden Ambiental.

São, no total, quatro equipamentos luminosos, mais as repetidoras no nível da calçada para auxiliar motoristas e pedestres a acompanharem as fases. Para viabilizar a reabertura do cruzamento, as equipes da Prefeitura e da Coden realizaram também o alargamento necessário no leito carroçável da Oscar Berggren, através da diminuição dos canteiros centrais da Ampelio Gazzetta, além de removerem as antigas contenções de concreto que fechavam o cruzamento.

Foi feita toda uma nova sinalização de trânsito do cruzamento, trazendo mais segurança para motoristas e pedestres e deixando bem mais bonita a entrada do distrito industrial de Nova Odessa. Segundo Goes, nos primeiros dias, o maior tempo de “sinal verde” vai ser para quem circula pela Avenida Ampelio Gazzetta.