in

Sem manutenção, terreno público é alvo de reclamações

Além da limpeza superficial, o mau hábito da população também foi alvo de queixas

Um terreno utilizado como estacionamento por moradores do condomínio Residencial Terra Brasil, no jardim Marajoara, em Nova Odessa, está sendo alvo de críticas pela falta de manutenção da Administração Municipal.

Embora a área não esteja abandonada, a limpeza superficial foi citada pelos moradores. “Eles (prefeitura) passam com o trator para retirar o mato, mas as árvores precisam ser podadas e o lixo retirado”, disse uma das moradoras.

O terreno, localizado na  rua Guilherme Klavin, não possui muro, o que segundo uma das moradoras, facilita o descarte irregular de lixo. “Além do descarte de todo tipo de material, o pessoal ainda faz a poda de árvores e joga os galhos aqui no terreno”, relatou outra moradora.

Ela afirmou ainda que devido ao lixo acumulado na área, o aparecimento de ratos já foi presenciado por moradores. “Claro que o lixo descartado não é culpa da Prefeitura, o que pedimos é uma limpeza ou até mesmo uma fiscalização para evitar esse tipo de situação”, pediu.

A moradora também pediu um posicionamento da Administração Municipal quanto à promessa da instalação de uma praça. “Já fui até a Prefeitura solicitar uma providência, porém eles me disseram que havia planos para a instalação de uma praça, mas agora fiquei sabendo que não existe projeto nenhum a respeito”, contou a moradora.

Esclarecimentos

Questionada, a assessoria de comunicação da prefeitura de Nova Odessa esclareceu que área não foi cedida aos moradores, conforme informado. “A prefeitura de Nova Odessa destaca que não tem registros de solicitação de área para uso de estacionamento aos moradores do Residencial Terra Brasil, de acordo com o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano da Prefeitura, Tiago Lobo”, afirmou na nota.

Já sobre a limpeza, nos foi informado o seguinte. “No entanto,  a limpeza do local está sendo realizada periodicamente. Na semana passada, inclusive, a equipe do setor de Serviços Urbanos limpou toda a área e fez a roçagem no terreno. O término dos trabalhos está programado para esta semana”, garantiu.

Sobre o uso da área, esclareceu que. “A Prefeitura estuda a melhor utilização do terreno em frente ao condomínio que é de propriedade pública destinada a área verde. O bairro já possui a Praça Vera Luzia Samartin Lorenzi, totalmente reformulada e entregue à população em dezembro de 2017”, explicou.

E ainda passou o seguinte alerta. “A Prefeitura ressalta, ainda, que é crime despejar entulho em área pública de acordo com a lei municipal 2.883/2014, que declarou como proibido o descarte, depósito ou qualquer outra forma de despejo de lixo ou resíduo em Nova Odessa, em área inapropriada, e pede aos moradores que denunciem as ações clandestinas. Dois locais são exemplos de separação e destinação corretas dos materiais descartados em Nova Odessa: o EcoPonto localizado no Jardim Monte das Oliveiras e a cooperativa de reciclagem Coopersonhos, no Jardim Conceição. Nova Odessa conta ainda com três LEVs (Locais de Entrega Voluntária) e um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) para o descarte exclusivo de materiais recicláveis. Os espaços funcionam 24 horas e estão instalados no Parque Ecológico Izidoro Bordon, no Bosque Manoel Jorge (Jardim Santa Rosa), na Rua Manaus (Jardim São Jorge) e na Praça Central José Gazzetta”, finalizou a nota.