in

Sem casa lotérica, moradores têm dificuldades para pagar as contas

Quem vive na região precisa se deslocar até o centro da cidade para fazer os pagamentos.

Os moradores da região do jardim Alvorada enfrentam, há anos, dificuldades para pagar suas contas. Apesar de abrigar praticamente um terço da população do município e ser o eixo que mais cresce na cidade, a região não conta com agência bancária ou casa lotérica.

Em 2015, na inauguração do Residencial das Árvores, o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza falou, por teleconferência, com a então presidenta da República, Dilma Roussef, sobre essa necessidade básica dos moradores, mas nem assim os projetos saíram do papel.

O vereador Avelino Xavier Alves, o Poneis (PSDB), apresentou seu sétimo requerimento solicitando a implantação de uma Casa Lotérica na região do jardim Alvorada. O vereador que já havia solicitado a instalação de uma agência através de outros requerimentos, justificou seu pedido alegando que a região foi a que mais se desenvolveu nesses últimos anos, contando com um grande número de moradores. “Aquela região não possui nem agência lotérica e nem agência bancária, assim sendo a população fica obrigada a se deslocar até o Centro da cidade para efetuar seus pagamentos”, justificou.

TRANSTORNO

“Espero todas as contas chegarem para ir até o Centro uma única vez, mas quando não chegam a tempo, tenho que ir mais de uma vez, o que é um transtorno muito grande para as pessoas da minha idade”, lamentou a aposentada Armelinda Gutierres Machado, de 70 anos.

“Além do transtorno que é ir até o Centro para pagar as contas, outra dificuldade é achar uma vaga para estacionar, principalmente em época de pagamento”, relatou a auxiliar de limpeza Patrícia Paula de Almeida Alves. Para a dona de casa Ariane Oliveira Costa, a unidade é a única coisa que falta no bairro. “Uma Casa Lotérica é a única coisa que falta aqui no jardim Alvorada, aqui tem de tudo, menos um local para pagar as contas”, contou ela.

REQUERIMENTOS

E a necessidade de uma Casa Lotérica na região foi alvo de sete requerimentos de autoria do vereador Avelino Xavier. Em seu último requerimento, o vereador relatou que a reivindicação não é nova. “Desde o início da legislatura passada, venho realizando gestões junto à Caixa Econômica Federal e à Prefeitura, voltadas à implantação de uma casa lotérica no jardim Alvorada”, explicou o vereador.

No documento, o vereador ainda explicou a necessidade de uma unidade no local, justificando, “que a região formada pelos bairros jardim Alvorada e jardim Capuava aumentou expressivamente com a implantação dos loteamentos jardim Santa Rita I e II, Monte das Oliveiras e Residencial das Árvores”, justificou.

Ele ainda defendeu uma melhor comodidade para os munícipes. “Ademais, trata-se de uma área distante da região central, ocasionando a necessidade de instalação de determinados serviços na própria região, para melhor atender a população ali existente”, argumentou.

CAIXA

No último requerimento, Pôneis ainda pede uma atualização sobre o assunto, já que, a última manifestação oficial da Caixa Econômica Federal sobre o assunto, é datada de 24 de maio de 2017. Na ocasião, a Caixa havia informado “que estava sensível à necessidade de atendimento bancário à população do jardim Alvorada, mas que naquele momento não existia previsão de novas licitações de Unidades Lotéricas na região da Superintendência Regional de Campinas”, explicou.

A Caixa, no requerimento, alegou inviabilidade econômica. “O momento econômico e as ações da Caixa são no sentido da sustentabilidade da rede e não de expansão”, justificou.